Escreva um resumo do texto abaixo, de no mínimo 10 e no máximo 15 linhas.
“O espírito da literatura romântica”
Literatura romântica é um conceito que engloba textos como a “Canção do Exílio”, Iracema, “Meus Oito Anos” ou “O Navio Negreiro”. Romantismo foi o estilo que prevaleceu, nas letras nacionais, do final da Regência até os primeiros anos subsequentes à Guerra do Paraguai; logo, a configuração estilística que cobre o início e o apogeu do Segundo Reinado, período em que a velha sociedade senhorial conhece seu último grande surto de desenvolvimento. Por outro lado, o romantismo foi a primeira grande resposta estética da cultura ocidental às duas realidades que marcam o advento da fase propriamente contemporânea dos tempos modernos: a Revolução Industrial e a revolução social, inaugurada pela Revolução Francesa de 1789. Nessa qualidade de primeiro grande estilo da era contemporânea, o romantismo representou uma ruptura profunda com o universo mental da arte anterior.
O surgimento do romantismo europeu coincide com o recesso da “idade humanística” e dos costumes aristocráticos. O horizonte da industrialização, o aparecer das massas urbanas em sentido demograficamente moderno, assinalaram o fim do predomínio cultural das camadas aristocráticas e o aburguesamento das elites. Simultaneamente, a civilização europeia abandonou aquela referência sistemática aos modelos artísticos e à mitologia da Antiguidade, com que o humanismo renascentista identificara a formação, a educação espiritual, do homem do Ocidente, e a que o neoclassicismo ilustrado permanecera fiel.
Para o romantismo, a percepção do real é obra da imaginação: é um apanágio da fantasia poética. A audácia dessa concepção só fica inteiramente evidenciada quando se recorda que a fantasia artística era tida, no pensamento racionalista do Setecentos, como uma faculdade despida de qualquer dignidade “cognitiva, e, por isso mesmo, nitidamente inferior ao entendimento. Ora, sendo o “real” concebido como um Absoluto misterioso, sua “intuição” termina por confundir-se com uma criação do espírito; o artista vira um demiurgo, um verdadeiro autor do universo. O tema da “imaginação criadora” será a medula da poética romântica. Mas isso não é tudo: uma vez que só a alma, e não os sentidos, é capaz de apreender o transcendente, a arte romântica se apresenta como
registro da experiência interior – como psicofania: manifestação da alma. E aqui temos um novo desvio em relação à estética clássica; pois esta concebia a função básica da arte como mímese, como imitação objetiva do real, e não como expressão da subjetividade.
(Mequiór, José Guilherme. De Anchieta a Euclides: Breve história da literatura brasileira
mereguimaraes:
gente preciso do resumo desse texto, o segundo parágrafo ta confuso pra mim
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Nessa questão você deverá ler o texto do enunciado e resumi-lo.
Orientações:
- Leia e releia o texto até entender.
- Destaque ou anote as partes mais importantes
- Não expresse sua opinião, apenas sintetize o que foi dito no texto.
- Escreva seu resumo dividindo-o em três partes para facilitar: introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Escreve no mínimo fez linhas.
- Escreva no máximo quinze linhas.
- Use linguagem clara e objetiva.
Um resumo deve conter as partes mais relevantes do texto, ignorando os detalhes que não farão muita diferença se informados ou não.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Artes,
5 meses atrás
Geografia,
5 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Lógica,
10 meses atrás