Escreva um resumo de no minimo 15 linhas sobre dofú o sabio
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em Douala, no litoral de Camarões, existia um homem dos mais sábios que já existiu na África: Dofú Seringue TaibáM’Baye.
Toda manhã, ao sair para sua caminhada à beira-mar, encontrava as crianças no seu vilarejo que corriam e pulavam ao seu redor, gritando:
- Dofú, conta aquelas histórias antigas pra gente! Dofú, canta aquelas canções dos nossos antepassados!
O sábio parava, observava o céu, o mar e cada rostinho daquelas crianças. Após alguns bons minutos, sentava-se, contava e cantava histórias para o deleite da molecada. Depois de boas e lindas histórias e canções, o sábio voltava à sua caminhada.
Visitantes de toda a África vinham ouvir as palavras de Dofú. Todo fim de tarde, ele abria sua simples choupana para aqueles que quisessem compartilhar seu pão e sua sabedoria.
Numa dessas tardes, um homem arrogante, prepotente, adentrou na choupana e gritou:
- Quem é Dofú!? Aquele que se crê o mais sábio dos sábios.
Nunca ninguém tinha tratado o querido Dofú dessa forma. Sabia-se que alguns homens queriam enxotá-lo de lá. Porém, Dofú, com um ar sereno, disse:
- Meu bom homem, o que você quer?
O homem foi empurrando todos à sua frente, aproximou-se do mestre e respondeu:
- Quero lhe fazer uma pergunta. Caso não saiba a resposta, quero dar-lhe vinte chicotadas.
Ouviu-se um murmúrio de indignação na choupana. Dofú apenas disse:
- Faça sua pergunta.
O homem aproximou-se do fogo que esquentava o pão, pegou um carvão em brasa e o atirou numa vasilha com água. Todos ouviram o barulho do fogo em contato com a água: CHUF.
- Dofú, o que se diz sábio, me diga, quem foi que fez o barulho que acabamos de ouvir? Foi o fogo em contato com a água? Ou a água em contato com o fogo?
Fez-se um silêncio abismal na choupana, todos olhavam para Dofú. Ele fechou os olhos e disse:
- É uma pergunta muito interessante e difícil, preciso meditar um pouco. Por favor, vão-se embora e só voltem depois do jantar.
Após o jantar, a choupana de Dofú nunca estivera tão cheia de gente. Pessoas se aglomeravam do lado de fora da casa, muitos vilarejos vizinhos souberam do desafio ao mestre e lá estavam curiosos para saber o desfecho daquele caso.
O homem que havia feito a pergunta segurava um chicote na mão, preparado para pô-lo em ação a qualquer momento. Dofú pediu a todos que se sentassem e foi obedecido imediatamente. Aproximou-se do desafiante e disse:
- Antes de responder à sua pergunta, eu também tenho uma a lhe fazer.
O homem riu e disse:
- Tentando escapar, não é, meu sábio? Mas vamos ver o que você quer, pergunte!
Dofú olhou fundo nos olhos daquele petulante e deu-lhe um tapa no rosto tão forte que o barulho se ouviu ao redor de toda a choupana. O homem estapeado não teve tempo de reagir e Dofú perguntou:
- O barulho que acabamos de ouvir foi da minha mão em sua bochecha? Ou da sua bochecha em contato com a minha mão?
O homem, desnorteado, levantou-se e disse:
- Preciso meditar a respeito disso- saiu cambaleando pela porta da choupana e nunca mais apareceu por lá.
Explicação: Espero ter ajudado