Escreva um programa em C para jogar pedra-papel-tesoura. O programa deve mostrar na
tela a mensagem “Você venceu”, “Você foi derrotado” ou “Empate”, de acordo com a escolha
do jogador e a opção sorteada aleatoriamente pelo computador. As regras do jogo são:
Pedra ganha de tesoura.
Tesoura ganha de papel.
Papel ganha de pedra
Soluções para a tarefa
Resposta:
#include <time.h>
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
/*
Escreva um programa em C para jogar pedra-papel-tesoura. O programa deve mostrar na
tela a mensagem “Você venceu”, “Você foi derrotado” ou “Empate”, de acordo com a escolha
do jogador e a opção sorteada aleatoriamente pelo computador. As regras do jogo são:
- Pedra ganha de tesoura.
- Tesoura ganha de papel.
- Papel ganha de pedra
*/
int main(){
int escolha_jogador, escolha_computador;
//jogador
printf("-------------------------------\n");
printf("1 - PEDRA\n2 - PAPEL\n3 - TESOURA\n");
printf("-------------------------------\n");
printf("Escolha uma opcao: ");
scanf("%d", &escolha_jogador);
switch(escolha_jogador){
case 1:
printf("\nVoce escolheu: PEDRA\n");
break;
case 2:
printf("\nvoce escolheu: PAPEL\n");
break;
case 3:
printf("\nVoce escolheu: TESOURA\n");
break;
default:
printf("\nOpcao invalida!\n");
}
//computador
srand(time(NULL));
escolha_computador=("%d", rand() % 3 + 1);
switch(escolha_computador){
case 1:
printf("O computador escolheu: PEDRA\n");
break;
case 2:
printf("O computador escolheu: PAPEL\n");
break;
case 3:
printf("O computador escolheu: TESOURA\n");
break;
}
//resultado
if(escolha_jogador==escolha_computador){
printf("\nEMPATE!\n");
}
else if ((escolha_jogador == 1 && escolha_computador == 3) || (escolha_jogador == 2 && escolha_computador == 1) ||
(escolha_jogador == 3 && escolha_computador == 2)){
printf("\nVOCE VENCEU!\n");
}else{
printf("\nVOCE FOI DERROTADO!\n");
}
printf("-------------------------------\n");
return 0;
}
//função pro computador escolher uma opção aleatória
srand(time(NULL));
escolha_computador=("%d", rand() % 3 + 1);