História, perguntado por JuhSousa1704, 11 meses atrás

escreva sobre o uso político do esporte pelos fascistas ​

Soluções para a tarefa

Respondido por kcenrew16
1

Resposta:

Europeus e sul-americanos têm algo em comum: adoram futebol. Não é à toa que, pelo menos até agora, todas as Copas do Mundo tenham sido vencidas por seleções da Europa (Itália, Alemanha, Inglaterra, França) ou da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai). Infelizmente, muitos governos ditatoriais, tanto na Europa quanto na América do Sul, aproveitaram-se da paixão popular por esse esporte tão cativante para fazer propaganda política.

Na Europa, o futebol foi usado como instrumento de propaganda política tanto em ditaduras de extrema direita (como nos casos da Alemanha nazista de Hitler e a Itália fascista de Mussolini, nas décadas de 1930 e de 1940) quanto em ditaduras de extrema esquerda (como nos casos dos países do leste europeu, durante a Guerra Fria).

Na América do Sul, as vitórias das seleções de futebol do Brasil, em 1970 (quando se tornou o primeiro país tricampeão em Copas do Mundo), e da Argentina, em 1978, foram exploradas pela propaganda dos seus respectivos regimes militares. Por outro lado, o futebol também virou símbolo de resistência ao nazismo como no caso da trágica e ao mesmo tempo admirável história do Dínamo de Kiev, o célebre clube ucraniano.

Perguntas interessantes