História, perguntado por enbombeiro, 9 meses atrás

Escreva sobre a resistência à conversão ao Catolicismo na África e na Ásia

Soluções para a tarefa

Respondido por jf783518
1

Resposta:

Movimentos de resistência ao neocolonialismo na África

Com a ocupação da África durante o século XIX, inúmeros movimentos de resistência ao neocolonialismo europeu surgiram em diferentes partes desse continente.

Desde a segunda metade do século XIX, os países europeus deram início a um processo de neocolonização, com a ocupação dos continentes africano e asiático. Esse processo neocolonialista desenvolveu-se a partir dos interesses das nações europeias, que buscavam implantar uma intensa exploração econômica sobre suas colônias. Na África, esse processo de ocupação dos europeus encontrou grande resistência em todo o continente.

Contexto histórico

Durante o século XIX, a Europa passou por inúmeras transformações que resultaram em grandes avanços tecnológicos. Houve um grande crescimento na capacidade industrial europeia que foi resultado da utilização de novas fontes de energia. O crescimento tecnológico também trouxe melhorias nos meios de comunicação, meios de transporte etc. Isso ficou conhecido como Segunda Revolução Industrial.

O avanço tecnológico e industrial desse período são dois fatores que ajudam a entender o desenvolvimento do capitalismo. Para dar suporte ao crescimento industrial, as nações industrializadas da Europa precisavam de novas fontes de matérias-primas e novos mercados consumidores para suas mercadorias.

Assim, foi iniciada uma verdadeira corrida entre as nações europeias pela ocupação do continente africano. Essa ocupação foi justificada por meio de um discurso civilizatório, porém, esse discurso tinha como objetivo mascarar os interesses puramente econômicos. A apropriação do continente africano foi consolidada durante a Conferência de Berlim, organizada entre 1884 e 1885.

Movimentos de resistência

Diferentemente do que muitos pensam, a ocupação europeia encontrou resistência em todo o continente africano. Os movimentos de resistência foram organizados tanto por povos que possuíam um Estado organizado e centralizado quanto por aqueles que não possuíam. A vitória dos europeus sobre esse movimentos de resistência aconteceu em decorrência de sua vantagem tecnológica, sobretudo em relação a armas e meios de comunicação. Apesar disso, considera-se que o movimento de ocupação dos países europeus ocorreu de forma desorganizada. A seguir, conheça alguns exemplos de movimentos de resistência desenvolvidos em determinados locais da África.

Explicação:

Perguntas interessantes