Escreva sobre a condição das mulheres na sociedade romana e suas possibilidades de resistência ao poder patriarcal leve em conta os seus valores culturais
Soluções para a tarefa
Resposta:
A mulher romana estava sempre sob o poder de um homem, do pater familias (chefe do lar), do marido ou de um tutor. Mais da metade das mulheres morriam antes de completarem 40 anos de idade, devido a complicações durante o parto. Somava-se a isto, nas classes subalternas (escravas ou plebéias pobres), a vida exaustiva que estas mulheres levavam no mundo do trabalho romano. Mas algumas mulheres romanas resistiam e buscaram na diversão uma forma de igualdade aos homens.
Junto com seus maridos nos anfiteatros, no meio dos espectadores, divertiam-se com as lutas dos gladiadores, de acordo com o sistema de valores predominantes na sociedade romana, estas mulheres da alta sociedade deveriam contentar-se com as satisfações alheias, o êxito dos homens e do Estado, enquanto cuidava da nova geração masculina.
Mulheres que quebravam tabus sexuais para mostrarem publicamente sua liberdade de costumes, eram punidas com o exílio ou com a morte por causa de seus atos e desejos. Isto, no entanto, não as impediu de utilizarem sua sedução com proveito e sucesso nas formas predominantes de sociabilidade da cultura romana.