Escreva a história da animação do cinema
Soluções para a tarefa
A história da animação se perde na névoa dos tempos antigos, desde a era das imagens gravadas nas paredes de cavernas antigas até a era das projeções chamadas sombras da China, mas inventadas pelos alemães. Hoje em dia, com a ajuda da tecnologia digital, a animação tornou-se cada vez mais complexa, mas o processo original inclui a produção separada de cada quadro - cada representação registrada por uma reação química na micela do filme. Isso é feito por meio de figuras obtidas em registros fotográficos. Fazendo as mutações menos repetitivas no protótipo original e fotografando cada resultado, até mesmo gráficos de computador.
Depois que o quadro é conectado, o filme pode ser assistido a uma velocidade de reprodução de 16 vezes por segundo ou mais, resultando em uma sensação de movimento ininterrupta. Realizado da maneira mais primitiva, esse processo torna-se monótono e mecanizado, por isso a importância da introdução da digitalização aumenta o tempo de produção.
O primeiro show de projeção de sombras foi realizado em 1795, quando se apresentou ao público uma exibição de natureza histórica, de conteúdo fortemente ideológico, com o auxílio de uma lanterna movediça, dando impulso a uma animação posteriormente conhecida como 3D, embora de forma ainda rudimentar.
Vários instrumentos foram desenvolvidos para criar impressões de movimento, culminando em 1872 com um experimento do fotógrafo Muybridge que, assessorado por um engenheiro, John D. Isaacs, valeu-se de uma seqüência de vinte e quatro câmaras escuras que captavam progressivamente a passagem de um cavalo, o qual ativava os dispositivo que, nestes aparelhos, impedem ou permitem a passagem da luz, regulando a exposição das películas sensíveis à luz, assim que suas patas tocavam em fios bem esticados, posicionados de forma a permitir essa operação.Mas foram os irmãos Lumiére que aprimoraram estes equipamentos incipientes, ao criar o Cinematógrafo, exibido ao público em uma inesquecível sessão de cinema realizada no dia 28 de dezembro de 1895. Desta forma, não é equivocado afirmar que a história da animação se confunde com os primórdios do cinema mudo, persistindo até os nossos dias, se aperfeiçoando á medida que as inovações tecnológicas se sucedem.
O francês Émile Reynaud, inventor de um aparelho chamado praxynoscópio, mecanismo que projeta na tela reproduções desenhadas sobre fitas transparentes, foi o responsável pelo primeiro desenho animado, produzido com doze imagens e películas contendo cerca de 500 a 600 imagens, exibido no Musée Grévin, em Paris, no dia 28 de outubro de 1892.
O primeiro desenho realizado através de um projetor moderno foi Fantasmagorie, do diretor Émile Courtet, em 1908. Já na modalidade longa-metragem animado, o pioneiro foi El Apóstol, criado pelo argentino Quirino Cristiani, transmitido na Argentina, em 1917. Atualmente, as animações continuam mais que nunca no topo das produções mais lucrativas e de maior sucesso de público.