escravismo explicação
Soluções para a tarefa
Resposta:
A escravidão no Brasil ocorreu entre os séculos XVI e XIX e foi uma forma de exploração da força de trabalho de homens e mulheres africanas, sustentada pelo tráfico negreiro pelo oceano Atlântico. O processo de apresamento na África, seguido da travessia do oceano e a chegada em terras brasileiras foi bastante complexo. O fluxo de africanos de diversas partes do continente foi tanto que os escravizados chegaram a compor 75% da população em lugares como o Recôncavo Baiano, por exemplo.
Explicação:
A chegada era marcada, inicialmente, pela burocracia. Classificados por sexo e idade posteriormente eram enviados para o local onde se faziam os leilões de escravos, que poderia ser já na alfândega ou nos armazéns próximos à região portuária.
Como chegavam bastante debilitados: doenças, feridas na pele, com vermes e escorbuto e com pouco peso era preciso valorizar a “mercadoria” e para venda os cativos eram limpos, tinham os cabelos e barbas cortados, e passavam óleo na sua pele. Neste momento recebiam uma alimentação mais cuidadosa para melhorar o aspecto. Já para esconder a aparência depressiva – chamada de banzo - causada pela exploração e imigração forçada os cativos recebiam produtos estimulantes como tabaco.
Além da venda in loco os homens e mulheres escravizados eram anunciados nos jornais. Ao buscar os periódicos do período este tipo de anúncio é facilmente encontrado. Postos à venda a partir do seu sexo, idade e etnia a preferência se dava por homens adultos – os mais caros. A venda envolvia garantias: caso o cativo apresentasse alguma doença ou debilidade física nos quinze dias sequentes à venda podia ser devolvido.
Podemos colocar também que no Império do Café- Desde o início do século XIX, a Inglaterra pressionava as autoridades brasileiras para extinguirem o tráfico negreiro e a escravidão. Porém as autoridades brasileiras não vinham/ não achavam um jeito de abolir sem mudar drasticamente a economia, contudo, houveram a imigração por grande parte de italianos,alemães e suiços (PRINCIPALMENTE ITALIANOS) porque naquela mesma época a Itália passava por uma grave inflação e decaida econômica o que obrigou-os a imigrar para diversos países americanos. Houve também a formação de grupos radicais no Brasil para auxiliar na fuga de africanos escravos, porém o que era uma missão de resgate acabou se tornando assassinatos e tumulto; Esses grupos radicalistas não aguentavam mais ver a timidez com que as autoridades diminuiam o escravismo no Brasil por meios de Leis, como Lei Eusébio Queirós- Que abordava o fim do tráfigo Negreiro ao Brasil (1850), Lei do Ventre Livre(com restrições), Lei Saraiva(1885) ou Sexagenária que Libertavam os escravos aos 60 anos, porém havia a restrição de que teriam que trabalhar mais 5 anos de indenização ao proprietário das fazendas de café. A lei Áurea- que foi assinada em 13 de maio de 1888, foi feita pelo Ministro do Governo: João Alfredo, juntamento com Visconde Ouro Preto no comando; e haviam somente dois artigos: 1- Fica abolida a escravidão no Império do Brasil e a segunda 2- Ficam renegadas e anuladas quaisquer oposições. Que foi assinada pela Princesa Isabel.
Espero que tenha ajudado ^-^