História, perguntado por dudabraga2703, 3 meses atrás

Escravidão na Roma Antiga   [...] Na Roma Antiga os escravos eram conquistados em guerras ou através de dívidas. A mais fundamental diferença é justamente essa: os romanos não conquistavam escravos focando em um único povo. Eram negociações, processos de guerra ou dívidas internas. A escravidão moderna foi efetivada com base na subjugação e exploração de um povo por outro. A palavra escravo deriva da palavra grega eslavos, que serviu para representar os primeiros escravizados pelos romanos, um povo que se localizava no leste europeu.   Quando uma pessoa se tornava escravo de alguém ela passava a exercer diversas funções para o seu patrão. Assim, passavam a atuar não só na agricultura como também nas manufaturas e na vida administrativa. Atuavam também como gladiadores e como professores. Realizavam diversas tarefas para seus patrões.
Esse texto destaca que o trabalho escravo na Roma Antiga era responsável pela:

a) garantia de empregos à população patrícia.

b) limitação dos ganhos financeiros da elite patrícia.

c) manutenção de boa parte das atividades produtivas romanas.

d) organização da vida política dos cidadãos romanos. ​


jvitaommorais1005: Qual é a resposta certa?
marianasemenzinfi200: a resposta é a letra C
cherry1kicks: oi obg
00001137500104sp: oi
gariellprestt5: alternativa c
gariellprestt5: pssoas
00001137500104sp: obrigada
00001128178011sp: Pra quem não quer ver o video, a resposta é a letra C
0000111886489xsp: cc
danillogeografia: obg

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
77

A alternativa que melhor responde a questão é:

c) manutenção de boa parte das atividades produtivas romanas.

A escravidão utilizada na Roma Antiga era a base do funcionamento de uma grande cadeia produtiva nos mais diversos aspectos econômicos sendo necessária para garantir o funcionamento e a mão de obra essencial à manutenção dos principais serviços prestados na sociedade romana.

A escravidão existente na sociedade romana da Antiguidade diferencia-se em diversos aspectos da escravidão moderna. Primeiramente a escravidão na Roma Antiga desconsiderava fatores étnicos ou raciais, qualquer individuo  de qualquer origem poderia se tornar escravo inclusive de origem romana. Em geral, perdia-se a liberdade ou por derrotas em guerras ou por dívidas. Além disso diferente da escravidão moderna, no qual o uso da mão de obra está direcionado para atividades braçais sobretudo mineração e agricultura na sociedade romana os escravos eram utilizados nos mais diversos serviços e setores da sociedade, sendo seu uso a base do funcionamento de Roma.


ana040609: Gente pfv me respondam é a C ou A
ana040609: ??
ana040609: Gente então vou na C
vilaruelalexandre: vo na c tbm
urarakabravinhaa: Ah, slá! Eu vou na A), espero q esteja certa.
urarakabravinhaa: Eu vou na C), digitei errado.
camilygatto: acho q é a C
00001137500104sp: oi
paolafernandasantos2: QUAL É??? KSJSHSHSSJJK MDS
HenriqueDSR28: Doente
Respondido por maarigibson
1

Na Roma Antiga, os escravos eram responsáveis pela manutenção de boa parte das atividades de produção, pois desempenhavam diversas funções econômicas (alternativa correta C).

A escravidão na Roma Antiga

Os escravos romanos tinham uma função muito importante na sociedade, pois eram responsáveis por diversas tarefas, desde trabalho nos campos até funções administrativas.

Quando Roma parou de se expandir e, consequentemente, adquirir novos escravos, a economia romana colapsou. Justamente pela sua importância na sociedade romana, a falta de escravos foi o motivo de seu colapso.

Leia mais sobre Roma Antiga em:

https://brainly.com.br/tarefa/1971301

Anexos:
Perguntas interessantes