História, perguntado por alexsc3145, 6 meses atrás

Escravidão é uma complexa forma de relação social, caracterizada principalmente pela exploração da força de trabalho. Quando um sistema social se estrutura a partir da exploração de uma classe de indivíduos, com a classe que os explora se beneficiando continuamente desta subordinação, e outros indivíduos sendo continuamente reintroduzidos dentro desta lógica exploratória (seja por comércio ou reprodução natural), existe escravidão. Na Antiguidade, um dos exemplos mais conhecidos de escravidão foi o praticado na Roma Antiga, onde as pessoas eram escravizadas por dívidas, por nascimento ou por serem prisioneiras de guerra. Nesse cenário, essas pessoas eram excluídas da vida política, assim como os plebeus que, embora fossem livres, não tinham direitos políticos e poderiam se tornar escravos devido à impossibilidade do pagamento de suas dívidas.No mundo medieval, o que definia a posição social dos indivíduos era a posse da terra. O senhor feudal, consequentemente, detinha o poder político local, tendo o direito de cobrar muitas taxas dos servos que trabalhavam e habitavam seu feudo em troca de sua proteção. A servidão é também uma forma de relação social, caracterizada por laços de dependência mútuos, mas é importante ressaltar que os servos também não participavam da vida política. Na atualidade, a escravidão e a servidão são combatidas pelos governos democráticos.

2. Leia o texto acima e responda:

a) Diferencie a escravidão, comum na Antiguidade, e a servidão, presente no modelo feudal.


b) Caracterize o modelo de trabalho atual. Explique se ele se assemelha com os descritos no texto.​

Soluções para a tarefa

Respondido por morangomarx
2
A) A escravidão foi um um momento em que o homem era obrigado a servir a pessoa que o explorava, mas não havia nenhuma forma de troca ou benefício, e os escravizados viviam em péssimas condições.
O modelo feudal se deu com o término da escravidão. Como os ex escravos não conseguiam arrumar empregos para sustentar a si mesmos e suas famílias, então era feita a troca de sua força de trabalho por moradia, comida e um pouco de conforto.
B) O modelo de trabalho atual tem uma leve semelhança com as anteriores, pelo fato de o empregado exercer alguma atividade em troca de capital, mas a diferença é que atualmente existem leis que protegem os trabalhadores de serem abusados por seus patrões.
Perguntas interessantes