Português, perguntado por renataaparecidaperei, 6 meses atrás

Escolha um dos quatro compromissos estabelecidos na Declaração do Parlamento das Religiões do Mundo por uma ética global. Siga os passos:

Pesquise uma instituição religiosa que desenvolva atividades relacionadas ao princípio escolhido por você acima.​

Soluções para a tarefa

Respondido por luisferreira38
4

Os quatros compromissos estabelecidos na declaração do parlamento das religiões do mundo.

1. Em primeiro lugar, esta deveria ser uma declaração das religiões, que poderia mais tarde  ser seguida por uma declaração geral (como, por exemplo, no âmbito da UNESCO).

2. Numa declaração para uma ética mundial, o foco não poderia incidir sobre o plano das leis, direitos codificados e parágrafos recorríveis (como no caso dos direitos humanos, por exemplo), ou no plano político, de sugestão de soluções concretas (como na crise da dívida do Terceiro Mundo), mas apenas no nível ético: o âmbito dos valores agregativos, padrões irrevogáveis e atitudes interiores fundamentais. É claro que esses três níveis estão relacionados entre si.

3. Houve sugestões para tornar a declaração mais "religiosa". Contudo, novas dificuldades resultariam daí. Se, por exemplo, falássemos "em nome de Deus", a priori excluiríamos os Budistas. Além do mais, não há consenso sobre a definição do que é "religião". Em todo caso, referi-me claramente à dimensão da transcendência, sem forçar a anuência dos não religiosos, que esta declaração deve incluir.

4. Por outro lado, houve sugestões para tornar a declaração menos "religiosa". Contudo, se as religiões, em essência, apenas repetissem os princípios da Declaração dos Direitos Humanos das Nações Unidas, tal declaração se tornaria supérflua; uma ética é mais do que um conjunto de direitos. É claro que nossa Declaração para uma Ética Global pode ser um apoio ético à Declaração dos Direitos Humanos da ONU. De fato, é totalmente desejável que a UNESCO ou a ONU, assim que possível, também apresentem uma Declaração para uma Ética Global.

VOU ESCOLHER A NÚMERO 1:

UNESCO


renataaparecidaperei: Vlw
renataaparecidaperei: Obg✌
Respondido por DecaMaga
2

A Declaração do Parlamento das Religiões do Mundo por uma Ética Global foi um documento assinado no dia 4 de setembro de 1993, em Chicago (EUA), por representantes de diversas religiões. Trata-se de uma declaração focada na ética, que estabeleceu quatro compromissos a serem seguidos pelas religiões do mundo:

  1. Não há nova ordem mundial sem uma ética mundial;
  2. O desafio básico: todo ser humano tem que ser tratado de forma humana;
  3. Quatro preceitos inamovíveis (cultura da não-violência, da ordem econômica justa, da tolerância e da igualdade de direitos);
  4. Mudança de consciência.

Não existe futuro para a humanidade sem ética

Dos quatro compromissos estabelecidos pela Declaração do Parlamento das Religiões do Mundo por uma Ética Global, em 1993, um vem sendo bastante trabalhado pela Igreja Católica, liderada pelo Papa Francisco: o compromisso com os Quatro preceitos inamovíveis (cultura da não violência, da ordem econômica justa, da tolerância e da igualdade de direitos).

Em suas homílias, escritos, declarações e viagens, o Papa Francisco sempre prega a cultura da não violência e da tolerância.

A ênfase do atual papa na importância da construção de uma economia mais justa, igualitária e fraterna se faz evidente no evento “The Economy of Francesco” (“A Economia de Francisco”), na cidade de Assis, na Itália (22-24 de setembro de 2022); encontro do papa com economistas, empreendedores e agentes de mudança do mundo.

Por fim, desde que começou seu pontificado em 2013, o Papa Francisco vem pregando a cultura da igualdade dos direitos, dedicando bastante atenção às minorias.

Aprenda mais sobre o que é ética em: https://brainly.com.br/tarefa/208915

#SPJ2

Perguntas interessantes