Escolha 5 indíviduos de diferentes grupos e escreva sua classificação biológica.
Soluções para a tarefa
REINOS
Tradicionalmente, os cientistas consideram a existência de cinco reinos, e a classificação tem como objetivo mostrar a evolução dos organismos que são agrupados de acordo com o seu grau de parentesco.
Calcula-se que existam cerca de 10 a 30 milhões de espécies de seres vivos na Terra. Desse total, aproximadamente, 2 milhões de espécies já foram classificadas pelos cientistas.
Abaixo, observe a classificação dos cinco reinos proposta pelo biólogo R. H. Whittaker, em 1969. O reino é a mais abrangente categoria de classificação, pois envolve o maior número de organismos.
REINO MONERA
Pertencem a este reino as bactérias, seres vivos unicelulares e procariontes, cuja célula não possui um núcleo individualizado por uma membrana; o material genético fica disperso no citoplasma.
Muitas das bactérias desempenham importante papel nos ecossistemas, pois são decompositoras. Outras já têm importância para a saúde humana, ajudando na digestão, na síntese de vitaminas etc. Há aquelas que são parasitas de outros seres vivos, podendo causar inúmeras doenças.
Faz parte do reino Monera um importante grupo de seres fotossintetizantes, as cianobactérias, conhecidas antigamente por cianofíceas ou “algas azuis”.
REINO PROTISTA
Neste reino, estão reunidos os organismos cujas células já possuem núcleo individualizado por uma membrana; são chamados, por isso, de eucariontes.
Os protozoários, como a ameba, o paramécio e outros, são exemplos de protoctistas heterotróficos.
Pertencem a esse reino, também, as algas tanto unicelulares como multicelulares, as quais têm uma grande importância nos ecossistemas aquáticos, por serem autótrofas e constituírem o início das cadeias alimentares. Através da fotossíntese, elas liberam grande quantidade de oxigênio para a atmosfera.
REINO FUNGI
Este reino abrange todos os fungos. Muitos deles são pluricelulares e visíveis a olho nu, como é o caso de cogumelos e orelhas-de-pau; outros são unicelulares, como as leveduras (fermento do pão).
Salienta-se que os fungos são decompositores, desempenhando importante papel na reciclagem dos nutrientes.
REINO VEGETAL (PLANTAE)
Este reino abrange os seres vivos eucariontes, pluricelulares e autótrofos (fotossintetizantes). Nele estão incluídas plantas muito grandes, como os jequitibás, jacarandás e pinheiros, e outras muito pequenas, como os musgos.
REINO ANIMAL (ANIMALIA)
É constituído por seres eucariontes e pluricelulares. Todos são heterótrofos, necessitam buscar alimento no ambiente em que vivem.
Nesse reino, também há seres vivos tão grandes quanto uma baleia ou um elefante e seres vivos tão pequenos quanto os ácaros.