Ed. Física, perguntado por Julietesps, 7 meses atrás

Escolas de samba da regiao sudeste pfvvv

Soluções para a tarefa

Respondido por lunascarllet88
2

Resposta:

No final dos anos 1920 o Brasil buscava criar uma identidade capaz de diferenciá-lo dentro da nova ordem mundial estabelecida após a Primeira Grande Guerra. O conceito de negritude se destacava mundialmente valorizando as produções culturais negras como a Arte africana e o jazz. A festa carnavalesca e o novo ritmo de base negra recém surgido, o samba, seriam as bases para a formulação de um sentido de brasilidade. A valorização do samba e da negritude acabariam aumentando o interesse da intelectualidade nos novos 'grupos de samba' que surgiam nos morros cariocas. Esse grupos passaria a se apresentar 'no asfalto', ou seja, longe dos guetos dos morros, sendo chamados de escolas de samba.

Tratados, inicialmente, como uma espécie de curiosidade 'folclórica', esses grupos foram, pouco a pouco, cativando a sociedade carioca com seu ritmo marcado, com a sonoridade inesperada de suas cabrochas e com os temas populares de suas letras. Luma de Oliveira, como Rainha de Bateria da Caprichosos de Pilares. Foi uma das mais polêmicas e populares rainhas de bateria do carnaval carioca.

Mantidas por décadas como elementos secundário da folia carnavalesca carioca, as escolas de samba adquiririam grande proeminência a partir da década de 1950, com a incorporação da classe média aos desfiles, consequência da aproximação entre as escolas e intelectuais de esquerda. A partir daí elas galgariam os degraus do sucesso até se tornarem o grande evento carnavalesco nacional.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

Das escolas mais populares, figuram, entre outras: União da Ilha do Governador, Portela, Estação Primeira de Mangueira, Beija-Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Salgueiro, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos de Vila Isabel, Viradouro, Imperatriz Leopoldinense, Unidos da Tijuca, Acadêmicos do Grande Rio e Império Serrano.

Perguntas interessantes