“Esclarecimento (Aufklärung) significa a saída do homem de sua menoridade, pela qual ele próprio é responsável. A menoridade é a incapacidade de se servir de seu próprio entendimento sem a tutela de um outro.” (KANT, 1985, p. 100). Com base no trecho acima e em seus estudos sobre o pensamento de Immanuel Kant, pode-se dizer que: Escolha uma:
a. Kant atribuiu o título de esclarecido ao homem em seu estado mais próximo da natureza, antes de ser corrompido pelo contato com a sociedade civil.
b. Para Kant, a falta de esclarecimento é algo que está relacionado à falta de coragem do indivíduo ou ainda à preguiça. Para ele, muitas pessoas permanecem na condição de “menores”, simplesmente porque é mais cômodo permanecer nessa condição, uma vez que não carece de esforços. Correto
c. Segundo o filósofo alemão, nota-se a falta de esclarecimento quando o indivíduo não frequentou nenhum tipo de instituição escolar, o que não fornece capital cultural para que ele reflita com autonomia.
d. O esclarecimento constituiu em um imperativo categórico, pois trata-se de um dever de todos, independentemente de qualquer questão moral.
e. Para esse pensador, o esclarecimento acontece quando uma pessoa conclui seu processo de formação, de modo que passa a dominar o conhecimento a respeito de determinados assuntos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
174
RESPOSTA CORRETA: e. Para Kant, a falta de esclarecimento é algo que está relacionado à
falta de coragem do indivíduo ou ainda à preguiça. Para ele, muitas
pessoas permanecem na condição de “menores”, simplesmente porque é mais
cômodo permanecer nessa condição, uma vez que não carece de esforços.
Respondido por
38
A é falsa. Esta é uma premissa que, por exemplo, Rousseau empregaria, mas não Kant, que era sobretudo um defensor da civilização.
B é verdadeira, de modo que, por medo e conforto, muitas vezes os sujeitos preferem "pensar pelos outros" que por si mesmos, mantendo-se sempre menores intelectuais.
C é falsa. Para Kant o esclarecimento - ou sua ausência - tem mais a ver com um modo de conceber a si mesmo que com a educação formal.
D é falsa. A própria ideia de imperativo categórico implica um dever moral, sendo impossível desassociar as duas coisas.
E é falsa. Acontece quando alguém começa a "pensar por si mesmo", assumindo os riscos que isto implica.
Perguntas interessantes
Física,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás