“É tão cômodo ser menor. Se tenho um livro que faz as vezes do meu entendimento, um diretor espiritual que por mim tem consciência, um médico que por mim decide a respeito da minha dieta, etc., então não preciso de esforçar-me eu mesmo. Não tenho necessidade de pensar, quando posso simplesmente pagar; outros se encarregarão em meu lugar dos negócios desagradáveis.” (KANT, 1985, p. 100). Com base no trecho acima e em seus conhecimentos sobre Kant, assinale a alternativa correta: Escolha uma:
a. O indivíduo em estado de menoridade é aquele que possui um pensamento aprisionado à tutela de alguém, não conseguindo, portanto, apresentar autonomia. Correto
b. É cômodo ser menor, porque há pessoas que se encarregam de todos os serviços para você, o que torna essa vida bastante agradável e longe de preconceitos e ideias pré-formuladas.
c. As pessoas acomodaram-se na condição de acríticas, pois preferem pagar para que outros realizem o trabalho de pensar. Porém isso é uma condição exclusiva das classes dominantes.
d. O contrário do estado de menoridade é a formação escolar.
e. É preciso o ensino da retórica para sair desse comodismo e deixar de ser “menor”.
Soluções para a tarefa
Respondido por
232
RESPOSTA CORRETA: b. O indivíduo em estado de menoridade é aquele que possui um pensamento
aprisionado à tutela de alguém, não conseguindo, portanto, apresentar
autonomia.
Respondido por
34
Letra A.
De acordo com o autor, o individuo que se considera menor, é incapaz de se tornar responsável sobre suas ações, uma vez que considera-se como um orientando ou a mercê de algum tutor para todas as ações de sua vida.
Por conta disso, as consequências desta atitude ou linha de pensamento se tornarão drásticas, já que a falta de autonomia impedirá tanto o crescimento pessoal, como profissional, durante a sua trajetória.
Perguntas interessantes