ESCLARECIMENTO [“Aufklärung”] é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento [ “Aufklärung”] (KANT, Immanuel.Textos seletos. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1985, p. 100). O trecho acima faz referência a emancipação. Disserte porque se faz necessária coragem de se fazer uso do próprio entendimento.ESCLARECIMENTO [“Aufklärung”] é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento [ “Aufklärung”] (KANT, Immanuel.Textos seletos. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1985, p. 100).
O trecho acima faz referência a emancipação. Disserte porque se faz necessária coragem de se fazer uso do próprio entendimento.
Soluções para a tarefa
Para Kant há dois modos de ser: há um modo tutelado de existir e um modo emancipado.
Aqueles que existem de maneira tutelada não precisam fazer escolhas e nem lidar com as consequências de seus atos, pois são apenas "servos" de racionalidades e leis que não apontaram, podendo esconder na ignorância.
Já os que agem com autonomia são diretamente responsáveis por suas escolhas e atos, precisam saber escolher isto e não aquilo e se comportar em sociedade como agentes de uma mudança positiva, de modo que é necessário coragem para romper com o "abrigo" da ignorância e tornar-se senhor ou senhora do próprio destino.
Resposta:
1. (E) a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade.
2. (B) um mecanismo que sustenta o sistema.
Explicação:
Confia No Piazote