Pedagogia, perguntado por Tempestedy, 1 ano atrás

Ernardes e Moura (2009) procuraram investigar as condições e as circunstâncias necessárias para que o ensino possa se constituir como instrumento
possibilitador da transformação dos indivíduos, assim como da sociedade, a partir da superação do processo de alienação historicamente instituído nesta mesma sociedade e, em particular, no sistema educacional vigente.

Para alcançar seu fim, os autores citados realizaram pesquisa de cunho experimental com alunos da 3a série (4o ano) do Ensino Fundamental, na qual analisaram qualitativamente a organização do ensino e fundamentaram sua análise e interpretação dos dados no materialismo histórico-dialético, na psicologia histórico-cultural e na teoria da atividade.




Leia as afirmativas a seguir:

I- A partir dos pressupostos do materialismo histórico-dialético, a intenção pode ser a de buscar compreender e explicitar como as relações entre ensino e aprendizagem podem promover a transformação das funções psíquicas superiores dos estudantes.

II- É possível analisar as possibilidades reais da construção do devir (vir a ser, tornar-se, transformar-se) na formação dos indivíduos a partir da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade na pesquisa mencionada.

III- A teoria da atividade só fará sentido se desconsiderarmos que quem elabora os conceitos é o sujeito da atividade. Nesse foco, ela foi inserida na pesquisa por conta de seus procedimentos de ordem metodológica.

IV- Só é possível analisar as possibilidades reais da construção do devir na formação dos alunos a partir do materialismo histórico-dialético que tem a intencionalidade de ser um método de pesquisa prática e de coleta de dados.

Soluções para a tarefa

Respondido por kelenza
1
 RESPOSTA letra c // e /V
Respondido por ylonamag
1

Resposta: Letra c. III e IV.

Explicação: É impossível construir um bom trabalho docente desconsiderando o aluno, sujeito da aprendizagem.

Perguntas interessantes