Erik Erikson (1902-1994) ao teorizar a respeito do desenvolvimento psicossocial da personalidade, defende seus estudos a partir de análises realizadas com grupos indígenas norte-americanos, as quais classificou como fases ou estágios de vida que produzem crises a serem superadas.
Com base nestes argumentos, analise as propostas que norteiam as ideias deste pesquisador, e julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Fase sensorial, acontece até por volta de 18 meses, marcada pela a crise psicossocial, é o conflito entre o sentimento de confiança versus desconfiança.
( ) Fase de latência dos 5 anos aos 13 anos, corresponde ao do período escolar, o qual promove o conflito autonomia versus vergonha e dúvida.
( ) Fase moratória psicossocial acontece dos 13 anos aos 21 ano, marcada pelo conflito identidade versus confusão de papeis, identidade difusa.
( ) Fase da maioridade jovem dos 21 anos até em torno dos 40 anos, crise do adulto jovem, marcada pelo conflito autonomia versus vergonha e dúvida.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta.
Escolha uma:
a. V – V – F – V.
b. V – F – V – F.
c. F – V – F – V.
d.
V – F – F – V.
e. F – V – F – F.
Soluções para a tarefa
Erik Erikson (1902-1994) ao teorizar a respeito do desenvolvimento psicossocial da personalidade, defende seus estudos a partir de análises realizadas com grupos indígenas norte-americanos, as quais classificou como fases ou estágios de vida que produzem crises a serem superadas:
( V ) Na fase sensorial, a educação deve ser feita buscando estabelecer uma base de confiança entre o cuidador e a criança.
Quando os cuidadores são ausentes, inconscientes ou rejeitam a criança, o medo é aguçado e a desconfiança aumenta, entretanto, se a criança se sente segura, a probabilidade é de formar relacionamentos de confiança em outras etapas da vida. Confiança X desconfiança.
( F ) Na fase de latência, a interação social é fundamental para o desenvolvimento da criança. Desenvolvem-se os conhecimentos e as habilidades de acordo com seus interesses, dando início ao auto conceito e orgulho ao exercer uma atividade com êxito, isto é, a autoconfiança e a capacidade de resolver seus problemas.
A falta de motivações externas podem levar as crianças a acreditarem que estão falhando e a desenvolverem sentimentos de inferioridade. Engenho X inferioridade.
( V ) Na fase moratória psicossocial, o adolescente desenvolve a sua identidade que pode sofrer alterações constantes devido a interação social.
Os adolescentes questionam sua própria auto-imagem: quem eu era e quem eu quero ser, gerando uma confusão interna, sendo suscetíveis a todos os tipos de impressões. Processar corretamente esta fase, leva a um caráter sólido e a uma individualidade equilibrada. Identidade X confusão de papéis.
( F ) Na fase da maioridade, ao atingir a fase adulta, as influências externas afetam muito mais do que as internas. O jovem adulto passa ter responsabilidades profissionais, emocionais e politicas, um posicionamento social acompanhado de sacrifícios.
Se o medo os impede de entrar em tais obrigações e relacionamentos, eles correm o risco de isolamento social.
Intimidade X isolamento.
Alternativa correta: b. V – F – V – F.
Bons estudos!
RESPOSTA CORRETA AVA: V – F – V – F