Geografia, perguntado por leticiacarneiro313, 8 meses atrás


eram feita no período em que
a honenta não posuiam o dominio de escrito e
seu colidiano por meio de desenhos
feitos nas poredes des cavernas​

Soluções para a tarefa

Respondido por ryanatavarespb
1

Resposta: Datam dessa época, os primeiros vestígios do homem na terra. Os nossos antepassados, os famosos homens das cavernas, já produziam arte? Já refletiam sobre o fazer artístico? Até que ponto tinham consciência do poder das suas imagens? Qual era o lugar da arte na vida do homem pré-histórico?

É muito comum encontrarmos como registros desses homens, as imagens que eles deixaram no interior das cavernas que lhes serviam de abrigo. Eles eram nômades, portanto, dependiam do fluxo da natureza para sobreviverem.

Durante as quatro eras glaciais que marcaram o período paleolítico, o homem era forçado a buscar na caça, o seu alimento, já que não haviam plantas. As diferentes flutuações climáticas que ocorreram durante esse período, levaram o homem a caçar diferentes animais

No período inicial da sociedade humana, o homem competia com animais ferozes como o urso e o leão, pelas cavernas. Deduz-se isso a partir da informação documentada nas cavernas dos Alpes. Ursos representados através de pinturas no teto que sugerem rituais de culto ao urso. Nessas cavernas dos Alpes, também foram encontrados ossos de ursos ritualmente dispostos. Formas em círculos e uma simetria que sugere algum processo ritualístico. Também era freqüente a caça e o culto da rena nesse período. O arouche foi outro animal pintado com muita freqüência. Ele era parecido com o búfalo selvagem e ao que tudo indica, muito feroz e violento. Segundo as pinturas encontradas dessas feras, sua caça era um evento sangrento. A importância dos arouches nas comunidades primitivas foi tão forte, que ele chegou a ser posto como divindade, já nas comunas neolíticas por uma área que vinha da Europa ocidental até a Índia oriental. Nas primitivas clãs do Egito e no Mediterrâneo ocidental. Esses povos acreditaram por milênios, que o touro era o Deus da Fertilidade e do poder dos reis. Os primeiros Deuses totêmicos da "proto-história" do ocidente eram originados no culto do touro e do javali nas tribos Neolíticas.

No chamado período Monsteriano, a caça mais freqüente eram os mamutes. Nas regiões árticas da Ásia, foram encontrados ossos de mamutes com relevos esculpidos. No período Solutreano, a caça do cavalo era predominante, e está registrada em várias cavernas da França. No último período, a rena novamente voltou a ser uma caça muito comum.

Embora existam registros de plantas e outros objetos da arte paleolítica, as figuras predominantes são os animais selvagens. Eles representavam um perigo constante, e o homem paleolítico não tinha condições tecnológicas de produzir outro alimento, senão a caça. Isso gerava uma ansiedade que o levava a buscar tecnologias que o ajudassem a obter sucesso na caça. Essa busca pode ter tido um papel muito importante no surgimento dos rituais e crenças em deuses animais.

O caráter místico da arte primitiva reside na forma como os animais eram representados, além dos locais onde são encontradas as pinturas e dos vestígios de atividades humanas nesses locais. O caráter utilitário da arte das cavernas consistia na crença de que através dos rituais, era possível um "encantamento" das feras que as tornassem mais passíveis de serem caçadas.

Explicação:  


leticiacarneiro313: isso é de ensino religioso?
lorissilva1205: obg
Perguntas interessantes