Matemática, perguntado por biatravassosm, 1 ano atrás

Equação reduzida que passa pelo ponto P(-1,-3) é perpendicular a 4x-2x+4=0

Eu já tenho a resolução, mas eu queria entender isso:

Mr= -A/B= -4/-2= 2  até aí ok

Agora tem essa regra que quando é perpendicular é assim:

2*ms= -1

ms= -1/2

Isso eu não entendi, queria uma explicação :/

A resolução fica assim...

y - yo = m (x-xo)
y + 3 = -1/2 * (x+1)
2y+3/1 = -1x/2 - 1/2
2y + 6 - x - 1
2y = -x -7
y= -x/2 -7/2


radias: Oi Bia, a equação da reta no enunciado é realmente 4x-2x+4=0 (o que é o mesmo que 2x+4=0) ou é 4x-2y+4=0?
biatravassosm: Olá, é 4x-2y +4=0 rs pequeno erro
radias: Imaginei rs. Respondi, caso ainda tenha dúvidas volte a perguntar

Soluções para a tarefa

Respondido por radias
1
Olá Bia,

Uma reta r é perpendicular a outra reta s se, e somente se o seu coeficiente angular mr for igual ao oposto do inverso do coeficiente angular ms. Isto é:
mr =  -\frac{1}{ms}

Primeiro precisamos descobrir o coeficiente angular ms da reta s definida pela equação geral 4x -2y +4 = 0. Aqui está um importante ponto que devemos prestar atenção. Para conhecer o coeficiente angular dessa reta (que chamamos de ms) é conveniente antes transformar essa equação geral em uma equação reduzida, ou seja, isolar a variável y na equação da reta, pois assim, o termo que acompanhar "x" será o coeficiente angular ms que buscamos:
4x-2y+4=0\\ \\4x+4=2y\\ \\ \frac{4x+4}{2}=y \\ \\ y = 2x+2

Portanto, a equação reduzida da reta s é y = 2x+2. Logo, o seu coeficiente angular ms é 2. Desse modo, o coeficiente angular da reta r será o oposto do inverso de ms:
mr = - \frac{1}{ms} \\ \\ mr = - \frac{1}{2}

Já que conhecemos o coeficiente angular mr e um ponto que pertence à reta r, podemos encontrar sua equação reduzida através da equação fundamental da reta:
y-yo=m(x-xo) \\ \\ y+3= -\frac{1}{2}(x+1) \\ \\ y+3= -\frac{(x+1)}{2} \\ \\ y =  -\frac{x}{2} - \frac{1}{2}-3 \\ \\ y= -\frac{x}{2}  -\frac{7}{2}

O grande segredo é em transformar a equação geral da reta dada em equação reduzida para só então achar mr e depois aplicar a equação fundamental da reta.

Bons estudos!

biatravassosm: Só uma coisa que me confundiu, foi que no meu exercício a equação geral da reta que foi dada não foi reduzida primeiramente, primeiro foi feita a conta para achar o mr com essa fórmula: mr= -A/B = -4/-2 = 2 e depois foi substituído na fórmula 2*ms= -1 -> ms= -1/2 e assim foi feita a conta p achar a equação reduzida
radias: Você pode utilizar mr = -A/B na equação geral da reta para encontrar o mr também, que em qualquer um dos casos vai ser 2. Já o ms deve ser sempre aplicado na forma: ms = -(1/mr) para evitar confusões. Ficando assim: ms = -(1/2). Eu sugeri reduzir a equação geral da reta apenas para ficar mais nítido o coeficiente linear, mas você pode calcular o mr com a equação geral também, sem problemas.
biatravassosm: Ah, beleza.. obrigada! :)
Perguntas interessantes