(EPCAR) Numa competição matemática entre as esquadrilhas do Esquadrão Phoenix, atual 1o esquadrão do CPCAR, havia um desafio entre as duas duplas A e B finalistas. Tal desafio consistia em escolher uma caixa na qual poderia haver um objeto escondido. Foram colocadas 8 caixas e em apenas uma encontrava-se o tal objeto desejado. Ganhava o desafio aquela dupla que apontasse a caixa na qual estivesse o objeto. Sabe-se que, na competição, as duplas alternariam na escolha da caixa e, caso a dupla errasse, a caixa seria eliminada. Sorteada a ordem de competição, a dupla A fez a 1a escolha e errou. A 2a escolha foi pela dupla B que também errou. No entanto, a dupla B foi a vencedora do desafio, o que só aconteceu na última caixa restante. Em relação à probabilidade de cada dupla ser vencedora do desafio no momento de escolha da caixa, é correto afirmar que a: a) maior probabilidade de acerto que a dupla A teve numa de suas escolhas foi menor que 40%. b) probabilidade de acerto da dupla A em sua 3a escolha foi maior que 15% e menor que 17% c) probabilidade de acerto da dupla B era sempre o dobro da probabilidade de acerto da dupla A, se consideradas duas escolhas consecutivas. d) 3a maior probabilidade de acerto da dupla B foi de 20%
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D
Explicação passo-a-passo:
A- ERRADA. A maior probabilidade de acerto da A foi na última caixa que ela escolheu, na qual tinham duas caixas sobrando apenas, ou seja, 50%.
B- ERRADA. Na terceira escolha da dupla A havia 4 caixas disponíveis, ou seja, a chance de acerto era de 25%.
C- ERRADA. Se tomarmos como base a primeira escolha de cada equipe, percebe-se que a equipe A, por ser a primeira, tinha a probabilidade de 1/8. Já a equipe B, entendendo que a equipe A já escolheu uma caixa e a retirou do jogo, tinha a probabilidade de 1/7 de acertar a caixa correta. Logo, não é o dobro.
D- CORRETA. 1° maior probabilidade = 100% (última caixa)
2° maior probabilidade = 33,33% (restavam 3 caixas no jogo)
3° maior probabilidade = 20% (restavam 5 caixas no jogo)