Enunciada por meio de inúmeras designações ao longo dos séculos XIX e XX, a descolonização na África foi uma plena categoria política, polêmica e cultural. Sob esse prisma maior, a descolonização assemelhava-se a uma "luta de libertação" ou, como sugeria Amílcar Cabral, a uma "revolução". Em suma, essa luta almejava a reconquista, por parte dos colonizados, da superfÍcie, dos horizontes, das profundezas e das eminências da sua vida. Nos meandros dessa luta — que exigia um enorme esforço físico e capacidades extraordinárias de mobilização de massas —, as estruturas da colonização deviam ser desmanteladas, e instituídas novas relações entre o sujeito e o mundo, reabilitando-se o possível.
m BEM BE, A. Sair da grande noite: ensaio sobre a África descolonizada. Luanda: Mulemba; Ma ngua Ide: Pedago, 2014 (adaptado).
Sobre a descolonização do continente africano, abordada no texto apresentado, é correto afirmar que
A)
o movimento pan-africanista caracterizou-se pelo consenso quanto à proposta de descolonização do continente, defendendo a recomposição geopolítica por meio da fundação dos Estados Unidos da África.
B)
o regime colonial salazarista utilizou-se da teoria do "lusotropicalismo", elaborada pelo intelectual brasileiro Gilberto Freyre, para justificar a descolonização das possessões portuguesas na África.
C)
a independência da Rodésia do Sul, atual Zimbábue, liderada pela antiga elite branca colonial, manteve a exclusão da população negra, que levou quase duas décadas para assumir o controle político do país.
D)
o processo revolucionário na Nigéria, em Gana e em Serra Leoa caracterizou-se por uma intensa guerra de libertação, pois a Inglaterra recusava-se a adotar uma via diplomática para a soluçãodos conflitos.
E)
a libertação da Argélia foi alcançada por meio de acordo internacional, com o martinicano Frantz Fanon, integrante da Frente de Libertação Nacional (FLN), como um de seus principais mediadores.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A afirmativa correta é a (C), a independência da Rodésia do Sul, atual Zimbábue, liderada pela antiga elite branca colonial, manteve a exclusão da população negra, que levou quase duas décadas para assumir o controle político do país.
A descolonização da África correspondeu a uma categoria política e cultural bastante polemica, e teve como início diversas designações no decorrer dos séculos XIX e XX.
Nesse prisma maior, temos que a descolonização era bastante semelhante a uma "luta de libertação" ou mesmo "revolução".
No contexto da descolonização do continente africano, temos que a independência da Rodésia do Sul, atual Zimbábue, ainda manteve uma exclusão da população negra.
Bons estudos!
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Pedagogia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Ed. Moral,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás