Entreviste um empreendedor e pergunte como ele delega responsabilidades em sua organização. Pergunte como ele se sente com relação à delegação de responsabilidades ou ao envolvimento de um funcionário quando é necessário tomar uma decisão crítica que pode impactar a estabilidade financeira da empresa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Entrevistei a Carolina Cerqueira, empreendedora que montou há 1 ano um pet shop diferenciado, do tipo boutique. A loja vende acessórios sofisticados para cães e gatos, tem uma decoração totalmente diferenciada e um cardápio de banhos para cães. A Carolina possui uma sócia (sua irmã) e dois funcionários. Para sentir confiança ao delegar algumas atribuições aos funcionários, Carolina explicou que dedicou um bom tempo ao recrutamento e seleção destes funcionários, fez longas entrevistas bem estruturadas e preferiu selecionar quem não tivesse experiência com pet shop, mas que tivesse um perfil que demonstrasse grande vontade de aprender e capacidade de dedicação. Ela preferiu selecionar pessoas que não tivessem experiência com pet shop devido à sua proposta de pet shop ser bem diferenciada. Ela não queria que os funcionários trouxessem vícios adquiridos com a experiência de trabalhar em um pet shop pet shop tradicional. Nas primeiras semanas de trabalho, Carolina acompanhou bem de perto o trabalho dos dois funcionários e explicou detalhadamente como queria que o trabalho fosse realizado por eles. Ao mesmo tempo, pediu que eles dessem sugestões e participassem ativamente do negócio. Assim, treinou-os e, ao mesmo tempo, deu liberdade para atuarem. Mesmo assim, no início foi difícil ela delegar algumas coisas, como abrir e fechar a loja, aconselhar a um cliente que tipo de banho seria mais adequado ao cão. Hoje, ela se sente confortável ao delegar estas responsabilidades aos seus funcionários.
Explicação:
Resposta:
Entrevistei o Pedro, dono de uma livraria em Goiânia. Ele montou essa loja há muitos anos. Mas agora que passou a ser reconhecida por vários lugares. Pois vem clientes de outros países comprar em sua livraria. Delegar responsabilidade exige muito esforço em empenho, no começo foi difícil compreender os locais adequados de inserir os livros, quanto à sua classificação. Compreender toda a separação dentro da livraria. Como colocar na ordem, como divulgar os livros que estão sendo mais procurados e novos lançamentos a serem visíveis pelos clientes, Pedro comprou 70% das ações e divide as responsabilidades com os outros sócios para obter melhores resultados, Pedro dedica seu tempo cuidando da estrutura e dos treinamentos com os funcionários, dando ideias de inovações de mercado, explicando sobre a importância das vendas dos livros mais conhecidos, assim como a introdução de marketing na frente da loja dos novos lançamentos. Os funcionários que atuam na área de vendas e indicações de livros. Os funcionários ganham os livros das editoras e leêm para saber divulgar e indicar aos clientes, pois é preciso conhecer um pouco da história para atuar com êxito no mercado de trabalho. Todos os funcionários participam de cursos de livros lançados pelas editoras, para atuarem com mais confiança. Pedro não exige experiência, apenas quer que seus funcionários trabalhem com motivação e que gostem do que fazem, assim, será mais fácil de obter bons resultados para a livraria, essas delegações exigem esforços por parte de todos da livraria. Trabalhar com satisfação. Hoje é uma das livrarias mais reconhecidas do Brasil e tem várias livrarias com o nome Leitura, algumas em shopping e outras não. Hoje Pedro tem a plena confiança de que os funcionários se empenham para um bom resultado.
Explicação: Delegar significa atribuir obrigações dentro de um local de trabalho.