Entrevista com Toni Brandão
Um dos maiores prêmios foi a pergunta de um leitor: "Como é que eu conseguia fazer a pulsação do coração do garoto, no livro, ser igual à pulsação do coração dele?"
1. Qual foi a coisa mais engraçada que um leitor já te disse?
Foi: "Seus livros são tão legais! Nem parecem livros!" Pensando bem, é um pouco triste pensar que ainda tem gente que coloca o livro no lugar de coisas "não legais", mas o mundo está mudando... e mudando pra melhor!
2. Como você virou um escritor?
Desde bem pequeno, eu já ficava intrigado com a força transformadora das palavras! Como elas eram capazes de despertar medos, risos, sonhos... Depois, no colégio, os professores sempre chamaram atenção para a minha redação... e sempre foi muito legal escrever. Eu nunca lia ou fazia redações por obrigação,
sempre era um enorme prazer!
3. E depois?
Depois, mais jovem, eu comecei a me envolver com grupos de teatro, circular por onde circulavam escritores... e tive a sorte de ficar amigo do grande escritor Caio Fernando de Abreu, que foi o primeiro a ler um original meu, viu ali alguma possibilidade interessante de comunicação e discussão de ideias para e com a garotada...
e me ensinou um monte de coisas legais sobre esse ofício, que ele conhecia tão bem. Ah... antes de trabalhar com ficção, eu também escrevi alguns anos para o suplemento infantil da Folha de São Paulo... essa experiência me ajudou a ter disciplina e objetividade, sem perder o humor e a possibilidade de reflexão.
4. Qual foi seu primeiro livro publicado?
"Nanica, minha irmã pequena!", pela Editora Melhoramentos, em 1989.
5. E qual é o de maior sucesso?
"Cuidado: garoto apaixonado!”
6. Qual você acha que é o motivo do sucesso deste livro?
É que ele fala de amor e amizade... da descoberta de amor sob o ponto de vista de um garoto... e os garotos se reconhecem e encontram uma possibilidade de entendimento sobre seus sentimentos.
7. E as meninas, que também gostam de livro, encontram nele uma possibilidade de entender melhor esse admirável e desconhecido mundo da cabeça e do coração dos garotos.
1) Em: "Seus livros são tão legais!", o pronome SEUS refere-se a:
A) Aos alunos.
B) Aos leitores.
C) Ao Toni Brandão.
D) Ao jornal Folha de São Paulo.
Feedback
2) De acordo com o escritor e entrevistado Toni Brandão, o que faz o seu livro "Cuidado: garoto apaixonado!” ser a sua obra mais popular?
A) O fato do livro ter ensinado um monte de coisas legais para ele.
B) O fato de abordar a temática do amor e da amizade sob a perspectiva de um garoto.
C) O fato de abordar a temática do amor e da amizade sob a perspectiva de uma garota.
D) O fato de apresentar experiência que ajudam o autor a ter disciplina e objetividade
Soluções para a tarefa
Resposta:
1° (C)
2° (B)
Explicação:
1) A alternativa correta sobre a quem se refere o pronome SEUS é a letra C) Ao Toni Brandão.
Os pronomes são palavras que acompanham, se referem ou substituem os substantivos. Eles indicam a posição de algo ou alguém, e por causa disso não há referência de maneira direta.
Quanto aos pronomes possessivos, estes indicam a relação de posse entre indivíduos com seus respectivos objetivos. Vários são os pronomes que fazem parte desse grupo, alguns como: meu, minha, tua, dele, nossa, etc.
No caso em questão, o pronome "seus" é utilizado para se referir à segunda pessoa do discurso, que é o receptor da mensagem. Assim sendo, trata-se de Toni Brandão.
2) A alternativa correta sobre o motivo pelo qual o livro "Cuidado: garoto apaixonado!” é a sua obra mais popular de Toni Brandão é a letra B) O fato de abordar a temática do amor e da amizade sob a perspectiva de um garoto.
O livro "Cuidado: garoto apaixonado!” disserta sobre o amor e a amizade, e partem da visão de mundo de um menino, que teria como base suas próprias experiências e vivências.
Para o autor, Toni Brandão, o seu livro "Cuidado: garoto apaixonado!” é a sua obra mais popular justamente por conta de se tratar de assuntos importantes e essenciais, que são o amor e a amizade. São duas temáticas bastante fundamentais na vida de qualquer indivíduo, e por isso a forte identificação do público.
Através do livro, para o autor, há a possibilidade de que os meninos se entendem quanto aos seus sentimentos.
Leia sobre questões relacionadas em:
https://brainly.com.br/tarefa/32893703
https://brainly.com.br/tarefa/36346451
Educação física: B e D
Ciências: D e D
Português: C e B
História: A e B
Matemática: A e C