Entre os vários conceitos que aparecem no Marxismo para explicar as sociedades humanas e suas transformações históricas, destaca-se o "Modo de Produção", o qual representa o ponto de partida para os estudos históricos e sociológicos. Leia o excerto abaixo com atenção: "Na produção social da sua vida, os homens contraem determinadas relações necessárias e independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a uma determinada fase de desenvolvimento das suas forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção forma a estrutura econômica da sociedade, a base real sobre a qual se levanta a superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de produção da vida material domina, em geral, o processo da vida social, política e espiritual em geral". MARX, Karl. Contribution à la critique de l’économie politique. Paris: Sociales, 1977. Sobre o conceito de "Modo de Produção", leia as proposições a seguir. I – O Modo de Produção é definido pela inexistência de forças produtivas nas relações de produção demonstradas no interior das sociedades. II – Os modos de produção são adaptáveis, e aparecem em diferentes épocas históricas, desde o mundo antigo até o mundo contemporâneo. III – No Modo de Produção Feudal, nota-se que a relação de produção era norteada pela escravidão e utilização comum da terra. IV – No Modo de Produção Asiático, as relações de produção eram monitoradas pelo Estado, a exemplo da China. V – A distinção entre os modos de produção é dada pelas relações de produção reveladas em cada período histórico. É correto apenas o que se lê em:.
Soluções para a tarefa
Resposta:
II, IV e V
Explicação:
o que favoreceu o teórico a distinguir um modo de outro foram as relações de produção reveladas em cada período. Conforme essa técnica, é possível distinguir os seguintes modos de produção:
a. Modo de produção tribal: demonstra a utilização comum da terra.
b. Modo de produção antigo: teve como relação de produção a escravatura e revelou-se no mundo helenístico e romano.
c. Modo de produção asiático: apresentou relações de produção, monitoradas pelo Estado (Egito e China).
d. Modo de produção feudal: teve como relação de produção a servidão, a qual se mostrou no Ocidente medieval.
e. Modo de produção capitalista: a relação de produção é regida pelo assalariado, o qual se revela desde a Revolução Industrial até nossos dias.
pp 104 livro