Geografia, perguntado por cardosoreismilena, 5 meses atrás

o estado e mais forte no capitalismo ou no socialismo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por rosimeire123475
0

Resposta: Diferenças e vantagens e desvantagens do capitalismo e no socialismo

Segundo  a pesquisa feita seguem abaixo os detalhes sobre o que são e vantagens e desvantagens!

Explicação:

Principais características do Capitalismo

É uma economia baseada no mercado, composta por compradores (pessoas) e vendedores (empresas privadas ou corporativas);

Os bens e serviços produzidos destinam-se a gerar lucro;

Principais características do Socialismo

Os meios de produção são propriedade de empresas públicas ou cooperativas, e os indivíduos são compensados com base no princípio da igualdade;

Existe igual oportunidade para todos;

As formas tradicionais da sociedade capitalista, como a propriedade privada, devem ser destruídas.

As vantagens do Capitalismo

1. Poder de escolha do consumidor

Os indivíduos podem escolher o que irão consumir, e essa escolha faz com que a concorrência aumente, e surjam melhores produtos e serviços.

2. Eficiência da economia

Os bens e serviços produzidos com base na demanda criam incentivos para reduzir custos e evitar o desperdício.

3. Crescimento econômico e expansão

A concorrência busca por expandir o mercado, aumenta o Produto Nacional Bruto (PNB) e eleva os padrões de vida.

As vantagens do Socialismo

1. Diminui a desigualdade

No socialismo, nenhum indivíduo pode ter mais do que o outro, e as empresas são de propriedade do governo. O dinheiro não é fator de controle em uma sociedade socialista.

2. Necessidades atendidas

As necessidades de todos devem ser satisfeitas.

Isso significa que os cuidados de saúde são universais, a educação é gratuita, o acesso à moradia e outros itens necessários para a vida são facilitados.

3. Mobilização de mercadorias

Desastres de todos os tipos podem ocorrer a qualquer momento, e quando acontecem, uma quantidade imensa de serviços e bens são necessários para garantir que todos estejam seguros e atendidos.

4. Direitos humanos básicos garantidos

Determinadas ideias do socialismo são utilizadas em praticamente todos os países, mas isto não faz destes Estados regimes socialistas.

As desvantagens do Capitalismo

1. Monopólios de poder

As empresas capazes de criar monopólios sobre determinado mercado podem abusar desta posição, podendo desenvolver ações prejudiciais à sociedade e a cobrança de preços mais altos para certos produtos.

Com tanto poder sobre o consumo das pessoas, o capitalismo contaria com várias formas de exploração econômica e cultural, reprimindo trabalhadores e, até mesmo, promovendo a alienação social.

2. Desigualdade

Nas sociedades capitalistas, os bens e riquezas que pertencem a um indivíduo, geralmente são passados de geração em geração. Então, se um pequeno grupo de pessoas detém toda a riqueza, que continua sendo transmitida às mesmas pessoas, as desigualdades e divisões sociais tendem a crescer com o passar do tempo.

3. Recessão e desemprego

Uma economia baseada no mercado de consumidores e produtores pode ter muitas oscilações, porque depende da oferta e da demanda. Desta maneira, em caso de diminuição da demanda, empresas fecham e aumenta o desemprego, e se entra num ciclo de crise econômica.

As desvantagens do Socialismo

1. A falha histórica

Em todo o mundo, vários países testaram a ideia do socialismo, e todos falharam.

Não importa quantos ajustes diferentes o governo tente aplicar, historicamente foi provado que esse sistema não funciona em sua totalidade. Porém, vários países incorporaram determinadas medidas consideradas socialistas em seus governos.

2. Nada é seu

É proibido possuir propriedade privada em uma sociedade socialista. Isto faz com que o individuo em si não tenha nada, pois os bens pertencem a "todos" ou ao governo.

3. Menor inovação e crescimento

Com o socialismo, as necessidades básicas devem ser atendidas, então um indivíduo não ficaria preocupado em se esforçar para ter uma propriedade como um imóvel.

I4. Custa caro

Custa muito dinheiro garantir as necessidades de todas as pessoas, e esse dinheiro deve vir de algum lugar. Então, todo o dinheiro gerado pelos cidadãos é tributado em porcentagens extremas para cobrir todos os custos.

Perguntas interessantes