História, perguntado por lujubia, 4 meses atrás

Entre os séculos XV e XVI, surgiram teóricos absolutistas, responsáveis por defender a centralização do poder nas mãos dos reis. Um desses teóricos sugeria que os governantes não deveriam se deter diante de decisões eticamente reprováveis para conquistar ou conservar o controle do Estado. Os escritos desse autor foram usados quase que como manuais pelos reis absolutistas.

O texto se refere ao teórico

Nicolau Maquiavel.

Thomas Hobbes.

Jacques Bossuet.

Jean Bodin.


BunnyScamander123: Eu acho q é Thomas Hobbes

Soluções para a tarefa

Respondido por neivarenato81
0

Resposta:

Letra "A". nicolau Maquiavel

Explicação:

Respondido por tatatatayyan
0

Resposta:

Nicolau Maquiavel

Explicação:

A alternativa A está correta porque Nicolau Maquiavel, considerado o pai do absolutismo, foi o responsável por formular a ideia de que, na ação dos governantes, “os fins justificam os meios”, pensamento presente em sua obra O Príncipe.

Thomas Hobbes foi o autor do livro O Leviatã. Nessa obra, ele defendia que o rei era o responsável por regular o estado natural de caos em que as populações viviam; logo, a alternativa B está incorreta. A alternativa C está incorreta porque Jacques Bossuet foi um teólogo que defendia a Teoria Divina dos Reis como argumento para manter o absolutismo. A alternativa D está incorreta porque Jean Bodin publicou um livro no qual desenvolvia o conceito de soberania, compreendida como o poder absoluto e perpétuo de um governante sobre seu reino.

Perguntas interessantes