Entre os séculos V e VIII da nossa era, a África Mediterrânea passou pelo processo das invasões dos povos germânicos e, depois, para o controle dos árabes islamizados, sendo na atualidade, os países que formam essa região, majoritariamente muçulmanos. Sobre os efeitos da presença árabe na África Mediterrânea, é correto afirmar:
Soluções para a tarefa
Os principais efeitos da presença árabe na África Mediterrânea está associada com a busca de riquezas e territórios, assim como também a conversão de povos berberes ao islamismo. A alternativa correta é a E).
Qual é a principal extensão do Islã na África?
Após a conquista Árabe muçulmana do norte da África no século VII, o Islã se espalhou por toda a região que compreende a África Ocidental e essa expansão ocorreu por meio de comerciantes, estudiosos e missionários, principalmente por meios pacíficos, porque os líderes africanos toleraram a religião, até porque muitos desses líderes se converteram a ela.
Complemento da pergunta:
a ) A presença árabe representou a decadência da África Mediterrânea.
b ) Entre os efeitos da presença muçulmana no norte da África merece destaque a desestabilização do comércio externo da região.
c ) Os embates entre árabes islamizados e tropas a serviço dos imperadores bizantinos, que eram cristãos, destruíram as populações berberes da África Mediterrânea, não restando nenhum traço dessa cultura na atualidade.
d ) Antes da conquista árabe, a África Mediterrânea era dividida em quatro províncias: o Egito,com a capital al-Fustat; a Tunísia, que foi denominada Ifriqiya; o Magreb, com a capital Feze a Eritréia, com capital na Etiópia.
e ) A dominação dos povos númidas e mouros pelos árabes permitiu a esses últimos adentrar para o interior do continente africano, deslocando-se, via Saara, em busca de riquezas e territórios. A conversão de povos berberes ao islamismo favoreceu a ampliação dessa ocupação.
Entenda mais sobre o islamismo na África em:
https://brainly.com.br/tarefa/23289411
#SPJ1