Entre os reinos germânicos , houve um que se tornou muito poderoso : o Reino Franco .No Início de século V,eles ocuparam a Gália , região da Atual França, e conseguiram uma maior estabilidade devido ás relações estabelecidas com a Igreja Católica que , naquela época ,passava por um período de fortalecimento .A expansão do reino Franco ganhou impulso com o Rei Clóvis (466_511), da dinastia Merovíngia . Em Fins do século V ,Clóvis se converteu ao cristianismo .Explique por que Clóvis teria se convertido ?Quais os Fatores motivaram esta aliança?Comente a relação entre a Igreja e o Reino Franco
Soluções para a tarefa
Resposta:
Clóvis se converteu ao cristianismo graças ao incentivo de sua mulher Clotilde, além de ele estar muito próximo aos católicos, após beneficiá-los doando terras. A igreja passou a receber terras, aumentando seu poderio, tanto que na Idade Média, a Igreja era o poder.
O principal fator foi a esposa de Clóvis, Clotilde, oriunda de uma família católica. Clotilde persistiu para que Clóvis se convertesse para o catolicismo, e depois de muita insistência, Clóvis acabou tornando-se cristão, unindo cada vez o poder monárquico com o religioso.
A relação entre a igreja e o reino franco é de apoio mútuo, visto que após a Queda do Império Romano o único reino que descendia dos povos invasores que conseguiu consolidar-se militar e politicamente foram os francos, que já haviam se convertido ao cristianismo.
ESPERO TER AJUDADO!!!
Clóvis se converteu ao Cristianismo por interesses políticos, sendo a sua conversão uma forma de aproximar o povo sob o seu governo (os Francos) da instituição que, na época, melhor representava o dissolvido Império Romano do Ocidente, a Igreja Católica.
A aliança foi motivada pelo interesse mútuo do clero e da nobreza franca de estabelecer um sistema político que garantisse a centralização política (fundamentada em uma ideologia religiosa cristã) e protegesse os interesses da Igreja, tendo ambas as instituições (nobreza e clero) expandido seus poderes com esta aliança.