Entre os princípios regulatórios da Educação pública brasileira temos a gestão democrática que, em linhas gerais consiste em promover a integração e participação da sociedade na escola e, do mesmo modo, a escola à sociedade. Segundo Libâneo, Oliveira e Toschi (2010), “[...] essa forma de administração valoriza a participação da comunidade escolar no processo de tomada de decisão, concebe a docência como trabalho interativo e aposta na construção coletiva dos objetivos e do funcionamento da escola, por meio da dinâmica intersubjetiva, do diálogo, do consenso”. LIBÂNEO, José Carlos. Educação Escolar: políticas, estruturas e organização / José Carlos Libâneo, João Ferreira de Oliveira, Mirza Seabra Toschi – 9. Ed. – São Paulo: Cortez, 2010. Considerando a sua atuação como futuro professor, avalie quais das alternativas a seguir evidenciam exemplos de princípios de gestão democrática. I. O auxílio de pais e professores na revitalização de espaços como as salas de artes, biblioteca, sala de multimídias e pátio, espaços que podem ser realizadas atividades diversas, conforme a especificidade de cada componente curricular. II. O desenvolvimento de projetos envolvendo, por exemplo, compartilhar histórias, brincadeiras de roda, danças, jogos, envolvendo professores, gestores e crianças e, fortalecendo nestes sujeitos, o significado e o valor da cultura local. III. Nomear gestores à direção e vice-direção, via órgãos superiores para gerir aspectos administrativos da escola enquanto uma instituição social, dada a confiança depositada nos sujeitos que, de algum modo, podem ter uma trajetória na escola. IV. Ter a própria escola como uma instituição fornecedora de dados para analisar criticamente, no contexto em que ela se insere, o papel que ela tem desenvolvido enquanto instituição formadora da comunidade local. As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
Alternativas:
Alternativa 1: V, V, F, F.
Alternativa 2: F, V, F, V.
Alternativa 3: F, F, V, F.
Alternativa 4: V, V, F, V.
Alternativa 5: V, F, F, V.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a 4: V, V, F, V.
Vamos reler o texto proposto e entender o porquê de termos chegado à esta sequência?
Gestão democrática nas escolas Brasileiras.
Lemos que “[...] essa forma de administração [gestão democrática] valoriza a participação da comunidade escolar no processo de tomada de decisão, concebe a docência como trabalho interativo e aposta na construção coletiva dos objetivos e do funcionamento da escola, por meio da dinâmica intersubjetiva, do diálogo, do consenso”.
Nas alternativas, vemos que em:
- "O auxílio de pais e professores ..." condiz com o exposto no texto, portanto, é V.
- "O desenvolvimento de projetos [...] envolvendo professores, gestores e crianças e, fortalecendo nestes sujeitos[..], condiz com o exposto no texto, portanto, é V
- "Nomear gestores à direção e vice direção, via órgãos superiores [...]" não condiz com o exposto no texto porque inclui nomeação para cargos dentro da instituição de maneira vertical, sem participação popular, portanto, é F.
- "Ter a própria escola como uma instituição [...] no contexto em que ela se insere [...] desenvolvido enquanto instituição formadora da comunidade local", condiz com o exposto no texto, portanto, é V.
Para saber mais sobre gestão democrática em instituições de ensino no Brasil, visite o link abaixo e bons estudos!
https://brainly.com.br/tarefa/49690542
#SPJ1
Alternativa 4: V,V, F, V.
I. V. O auxílio de pais e professores na revitalização de espaços como as salas de artes, biblioteca, sala de multimídias e pátio, espaços que podem ser realizadas atividades diversas, conforme a especificidade de cada componente curricular.
II. V. O desenvolvimento de projetos envolvendo, por exemplo, compartilhar histórias, brincadeiras de roda, danças, jogos, envolvendo professores, gestores e crianças e, fortalecendo nestes sujeitos, o significado e o valor da cultura local.
III. F. Nomear gestores à direção e vice-direção, via órgãos superiores para gerir aspectos administrativos da escola enquanto uma instituição social, dada a confiança depositada nos sujeitos que, de algum modo, podem ter uma trajetória na escola.
IV. V. Ter a própria escola como uma instituição fornecedora de dados para analisar criticamente, no contexto em que ela se insere, o papel que ela tem desenvolvido enquanto instituição formadora da comunidade local.