Entre os principais teóricos do absolutismo podemos citar Nicolau Maquiavel (1467-1527), Martinho Lutero (1483-1546) e João Calvino (1509-1564). Em sua obra “O Príncipe”, Maquiavel apresenta diversas reflexões sobre a política implantada em sua época, momento no qual a Itália estava frágil e fragmentada politicamente. No seu sermão “Sobre a Autoridade Secular”, Lutero saiu em defesa do uso apropriado das leis seculares, pois, em sua visão, apenas o poder de Estado poderia garantir a segurança e o bem-estar de todas as pessoas. Calvino, em seu sermão “Sobre o governo civil” procurava aproximar os poderes temporal e espiritual, legitimando a tese de que os reis possuíam o dom divino e que, por isso, não poderiam ser contrariados. Visando as ideias de cada um dos pensadores listados acima, faça a associação de cada pensador com os seus respectivos enfoques: (1) Nicolau Maquiavel (2) Martinho Lutero (3) João Calvino ( ) Acreditava que havia no mundo os verdadeiros cristãos e os não cristãos. Os verdadeiros cristãos eram os eleitos por Deus e, portanto, obedientes, pois tinham a consciência de que a autoridade dos governantes era cedida por Deus e, em função disso, deveriam ser obedecidas. Os não cristãos, ao contrário, não possuíam essa fundamentação bíblica e se recusavam a se impor as autoridades caso não as vissem como justas. Afirmou que apenas as leis seculares poderiam controlar esses últimos, pois estes não foram brindados com o discernimento cristão. ( ) Demonstrou as várias formas de se chegar e se manter no poder, bem como as maneiras de ser justo com o seu povo e alcançar sucesso e virtude em seu governo. ( ) Deus está onipresente nas leis e nas autoridades e, dessa forma, participa intimamente da política do Estado, fazendo parte do governo civil. Portanto, seria impensável separar as leis espirituais das leis temporais. ( ) A Igreja deveria sempre cuidar do plano espiritual, dando aos homens bons exemplos. Entretanto, a paz civil é algo a ser garantido pelo poder secular. ( ) Não separa poder temporal de poder espiritual. A ideia política que desenvolveu está atrelada às crenças religiosas. Assim, legitima a autoridade divina dos governantes, pois eles seriam os representantes de Deus na terra. ( ) Afirmou ser possível chegar ao poder se valendo de traições e crueldades e que seria importante que o governante fosse amado e temido simultaneamente, mas que, caso tivesse que escolher uma das duas opções, seria melhor ser temido, pois apenas dessa forma se garantiria a fidelidade e obediência dos seus súditos. Entretanto, o ideal é que o governante não fosse plenamente odiado, pois isso fomentaria revoltas nos seus súditos e haveria um risco muito grande de fazer com que eles o derrubem. A sequência correta é: Alternativas Alternativa 1: (1), (2), (3), (3), (2), (1). Alternativa 2: (3), (3), (2), (2), (1), (1). Alternativa 3: (2), (1), (3), (2), (3), (1). Alternativa 4: (1), (3), (3), (2), (3), (1). Alternativa 5: (2), (2), (3), (2), (3), (1).
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Resposta:
Alternativa 3. 2,1,3,2,3,1.
Explicação:
Perguntas interessantes