Entre os principais teóricos do absolutismo podemos citar Nicolau Maquiavel (1467-1527), Martinho Lutero (1483-1546) e João Calvino (1509-1564).
Em sua obra “O Príncipe”, Maquiavel apresenta diversas reflexões sobre a política implantada em sua época, momento no qual a Itália estava frágil e fragmentada politicamente.
No seu sermão “Sobre a Autoridade Secular”, Lutero saiu em defesa do uso apropriado das leis seculares, pois, em sua visão, apenas o poder de Estado poderia garantir a segurança e o bem-estar de todas as pessoas. Calvino, em seu sermão “Sobre o governo civil” procurava aproximar os poderes temporal e espiritual, legitimando a tese de que os reis possuíam o dom divino e que, por isso, não poderiam ser contrariados.
Visando as ideias de cada um dos pensadores listados acima, faça a associação de cada pensador com os seus respectivos enfoques:
(1) Nicolau Maquiavel
(2) Martinho Lut
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Olá,
Nicolau Maquiavel foi um pensador cujo enfoque em tratar a política como um sistema isolado da moral, isto é, ele acreditava que a moral e seus preceitos não deveriam fazer parte do campo político, pois em determinados os governantes teriam de agir de maneira a contrariá-los, ainda que para o bem do povo.
Maquiavel entendia que o Príncipe deveria fazer, literalmente de tudo, para conseguir servir o povo.
Já Martinho Lutero foi um pensador da Igreja que se desvincilhou dos católicos, dando início à Reforma Protestante; seu enfoque volta-se exatamente para a valorização da moral, a obediência à De's e que o homem agisse, mesmo na política, de acordo com os princípios bíblicos.
Abraços!
Perguntas interessantes