Entre os Deuses cultuados pelos Astecas, um se destacava mais, esse Deus era: *
(A)Tecnochtitlán
(B)Tezcatlipoca
(C)Altéptl
(D)cuateqil
Soluções para a tarefa
Resposta: Letra (A) Tecnochtitlán
Deuses Aztecas
Para os Aztecas, embora fossem politeístas, havia um conjunto de Deuses e divindades que eram mais importantes. Ora vejamos:
- Huitzilopochtli - Deus do Sol e da Guerra, Protetor dos Aztecas, padroeiro de Tenochtitlán, também teria sido o responsável pela formação e expansão do Império Azteca. Também chamado de Mexi, teria adotado os Aztecas como seus filhos, daí o outro nome desta civilização, Mexicas. O seu animal eram as aves. Teria sido um guerreiro humano do Universo anterior, salvo pela Deusa-Virgem, por ter continuado a adorar os Deuses, e lutado até à morte defendendo o seu povo. Perderia todos os seus poderes à noite, por interferência de Tezcatipolca.
- Quetzalcoátl - O seu nome significa "Serpente Emplumada". Teria sido o criador da Terra, e da maioria das coisas que nela existem. Teria sido devido ao seu nascimento, e ao do seu irmão gémeo, Xólotl, que teria surgido o atual Universo (para os Aztecas, teriam existido um Universo anterior que terminara com uma guerra, na qual se deixou de adorar os Deuses). Branco era a sua cor, e estava em constante conflito com Tezcatipolca. Era também o Deus mais chegado dos humanos, já que os adorava. Além disso, teria sido ele que tinha trazido o milho e o cacau. Era o Protetor dos Toltecas, e não se daria muito bem com Huitizilopochtli, tendo acabado por destruir Aztlán, a primeira cidade dos Aztecas, numa tentativa de impedir a formação do Império Azteca, prometido por Huitzilipochtli, que, segundo Quetzalcoátl, terminaria com a harmonia entre os humanos.
- Xólotl - Irmão gémeo de Quetzalcoátl, era representado metade humano e metade cão, com os pés ao contrário e corcunda. Habitaria o submundo, e protegia o Sol de Tezcatipolca durante a noite. Teria criado os humanos, os cães, e trazido o elemento fogo à Terra. Teria como mensageiros os Xoloitzoquintles, uma raça de cães natural do México que tem um erro genético, pelo que três quartos dos cachorros não têm pelo. Estes cães protegeriam os humanos das doenças e das deficiências, além de ajudarem na viagem por Mictlán (submundo dos mortos), e serem companheiros eternos.
- Tezcatipolca - Deus da Destruição, e Senhor da Noite. O seu nome significa "Jaguar Negro". Deixaria um rasto de destruição por onde quer que passasse, e estava em constante conflito com Quezalcoátl. Pedia mais sacrifícios humanos que qualquer outro Deus, e teria sido o responsável por muitos desentendimentos entre os Deuses, que levaram à destruição de diversos planetas extraterrestres com vida inteligente. Os Aztecas temiam-no, porque podia a qualquer momento acabar com o Mundo. Porém, era o Protetor dos Olmecas.
Logo, é a (B).
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, escreve nos comentários que eu respondo.
Bons estudos!