Entre os critérios para se garantir a qualidade de atenção em saúde, tem-se a acessibilidade aos serviços e ações em saúde. Na prática fonoaudio- Iógica, a acessibilidade ainda carece de atenção, como pode ser observado no depoimento apresen- tado a seguir.Eu não sabia que era o fonoaudiólogo quem cuidava deste problema; quem me indicou foi o otorrino (...) demorei porque eu não tinha informação que tinha de graça esse tratamento. Só achava particular; procurei umas três, não tive condições, era muito caro, aí eu fiquei desesperada; tinha que fazer, era obrigatório, eu não ficava boa!" (Usuário 11/ demora de 7 anos após a detecção da necessidade de fonoaudiologia).Quais seriam as propostas de ação para se aumentar a acessibilidade de usuários tais como o mencionado acima?I. Criar demandas que considerem as possibilida-des de atendimento nos serviços de saÚde.II. Incrementar a oferta de serviços fonoaudiológicos na rede pública de saúde. III. Fortalecer a comunicação em rede, qualificando a regionalização e a referência aos serviços de saúde.IV. Atribuir a distintos serviços fonoaudiológicos a responsabilidade de atendimento por áreas de especialização.V. Implementar ações de educação em saúde para ampliar o conhecimento dos usuários e profissionais em relação à fonoaudiologia.São corretas apenas as propostasO’ \, \ \ e IV.O I, III e V.O I, IV e V. @ II, III e IV. O II, III e V.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a alternativa V) II, III e V
Para a fonoaudiologia, o termo acessibilidade é dado para a inclusão de pessoas que possuem deficiência em algum tipo de participação de atividades que necessitam o uso de produtos, de serviços e até mesmo de informações.
Isso tem como objetivo fazer com que a internet se torne acessível é necessário fazer uso das guias nacionais e também guias internacionais das quais são recomendadas alguns padrões e até mesmo boas práticas.
No Brasil pode-se dar atenção ao e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico) que é um tipo de guia está baseada em instruções que são provenientes do WCAG (World Content Accessibility Guide) que visa padrões de comportamentos aplicados em sites governamentais.
Bons estudos!