Entre os condicionantes de pressão nos esportes coletivos
Entre os condicionantes de pressão nos esportes coletivos, a pressão de tempo e a pressão de precisão conduzem a execução de tarefas motoras realizadas em um maior tempo possível e de forma eficaz e refinada. Isto é, o aluno se coloca em situações típicas do jogo para ampliar a sua conscientização e percepção sobre o movimento que pode ser executado em situações não previstas.
Por mais que se executem atividades que desenvolvam estes condicionantes, eles sempre variam devido à impossibilidade de prever como as ações ou tarefas motoras são requisitadas no momento do jogo. Por isso, é importante incorporar os condicionantes de forma significativa e exploratória, ampliando o acervo de possibilidades e de estruturas mentais a serem acessados durante o jogo.
Considerando que o condicionante de pressão de tempo associa-se a tarefas coordenativas com diminuição de tempo ou emprego de velocidade máxima e o condicionante de pressão de precisão relaciona-se a tarefas coordenativas executadas com a maior precisão possível, é importante trabalhar estes dois aspectos a partir da movimentação dos membros superiores e inferiores.
Dessa forma, elabore uma atividade para cada condicionante das ações motoras executadas com as mãos e outra atividade para cada condicionante das ações realizadas com os pés. O seu Desafio está em identificar em cada atividade as habilidades manipulativas dos membros inferiores e superiores com foco no melhoramento da pressão de tempo e de precisão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para a parte superior e visando no movimento de lançamento da bola no basquete podemos praticar o exercícios de passe com uma bola de tênis, Regras: uma equipe contra a outra, não pode segurar a bola por mais de 2 segundos, o mesmo jogador não pode encostar na bola novamente antes de ter passado por 3 jogadores antes dele. desse modo treinamos a pressão de executar as ações em um tempo menor, quando estiver em uma situação de jogo e com tempo maior de posse de bola, o atleta terá maior facilidade em pensar rápido, já a questão de precisão com uma bola menor é mais difícil realizar o contato portanto quando estiver em situação no jogo terá melhor condução e execução nos passes e lançamentos.
Para os membro inferiores visando a conceito de velocidade, podemos focar em um exercício simples que é a passagem por cones, pedindo ao aluno focar na fase de coordenação e assim melhorando o ato da postura da corrida tendo uma precisão melhor, e também pedindo ao aluno focar na parte de velocidade entre os cones, desta maneira obtendo uma facilidade e alcançará corrida desejada sem os cones e melhorando o raciocínio na questão do tempo.
Explicação:
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Condicionante de pressão de tempo (mãos):
Quicar a bola o mais rápido possível em um circuito com obstáculos feitos de materiais como arcos, cordas e bancos. É preciso quicar a bola dentro dos arcos, de um lado e outro de uma corda estendida no chão e por cima de um banco.
Condicionante de pressão de tempo (pés):
Deslocar-se conduzindo a bola de um determinado ponto a outro, respeitando o aviso sonoro de início e de final do tempo. É possível, ao longo da atividade, ampliar a distância entre o ponto inicial e final e diminuir o tempo de execução.
Condicionante de pressão de precisão (mãos):
Segurar uma bola com as duas mãos nas costas e lançá-la para frente por cima da cabeça, posteriormente recuperando-a com as duas mãos, com uma só mão ou, ainda, com uma recepção como a manchete do voleibol.
Condicionante de pressão de precisão (pés):
Atividade feita em duplas, cada uma trabalhando com uma bola. Os alunos são postos um de frente para o outro e entre eles, no chão, são posicionados dois cones de forma que se assemelhem a uma goleira. Um aluno deve passar a bola para o outro, ora pelo meio dos cones, ora por fora do cone à direita ou do cone à esquerda.
Explicação: