Entre os anos 2003 e 2006, as Políticas educacionais empreendidas no primeiro governo Lula apresentaram um programa para a educação intitulado “Uma Escola do Tamanho do Brasil”. Assim, a garantia de uma educação como direito passou a ser entendida nesse governo através de três diretrizes gerais. A respeito dessas diretrizes, analise as sentenças a seguir: I- Democratização do acesso e garantia de permanência. II- Qualidade social da educação. III- Instauração do regime de colaboração e da democratização da gestão. IV- Manutenção dos índices de escolaridade, sem resgate da qualidade de ensino.Assinale a alternativa CORRETA: A) As sentenças II e IV estão corretas. B) As sentenças III e IV estão corretas. C) As sentenças I e IV estão corretas. D) As sentenças I, II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C) As sentenças I e IV estão corretas.
Explicação:
Sobre as políticas educacionais no Brasil, as afirmativas mais coerentes para esta questão seriam I, II e III, a opção D.
Para um melhor entendimento da resposta, faz-se necessário a compreensão de alguns conhecimentos sobre o direito à educação do nosso país.
Quais seriam esses conhecimentos?
Democratização do acesso e garantia de permanência: Tenta-se superar a divisão, que foi estabelecida historicamente, entre quantidade e qualidade, nas escolas. A qualidade é fator fundamental para o resgate de uma dívida social histórica, que exige a inclusão.
Qualidade social da educação
Definida pela comunidade escolar, implicando na interdisciplinaridade da organização curricular. E incluindo experiências de vida dos alunos, como elementos fundamentais, na organização do conhecimento e da cultura.
Instauração do regime de colaboração e da democratização da gestão
O poder público central, no Brasil, nunca teve responsabilidade relevante na escolarização das maiorias. Dessa forma, propiciando o crescimento de desigualdades regionais.
Leia mais sobre Gestão Democrática e aprofunde seus estudos em: https://brainly.com.br/tarefa/49690542
#SPJ2