Geografia, perguntado por Rightsideoflife, 1 ano atrás

Entre junho de 1950 e julho de 1953, transcorreu a chamada Guerra da Coréia, sobre a qual é correto afirmar:

a) O conflito foi provocado pelos interesses expansionistas do governo sul-coreano, que procurava estabelecer sua hegemonia político-militar na região.
b) O conflito foi provocado pela negativa japonesa em aceitar a desmilitarização imposta após a Segunda Guerra Mundial.
c) A ameaça de uma revolução socialista levou o governo da Coréia do Sul a solicitar ajuda norte-americana, o que provocou a reação do governo da Coréia do Norte.
d) Tratou-se de uma guerra civil que resultou na divisão da Coréia em dois Estados independentes.
e) O conflito teve início com a tentativa de unificação da Coréia sob iniciativa do regime comunista da Coréia do Norte, com apoio da China.

Soluções para a tarefa

Respondido por matheusocarinha
87
"Letra E": O conflito teve início com a tentativa de unificação da Coréia sob iniciativa do regime comunista da Coréia do Norte, com apoio da China

Obrigado pela oportunidade, espero ter ajudado!
Respondido por juscelino765
35

Resposta:

Alternativa correta letra E - O conflito teve início com a tentativa de unificação da Coréia sob iniciativa do regime comunista da Coréia do Norte, com apoio da China.

Explicação:

A Guerra da Coreia, transcorrida entre 1950 e 1953, foi um capítulo muito particular da bipolarização mundial que marcou a Guerra Fria. Desde 1945, o país asiático era divido no chamado paralelo 38º, que dividia o território em República da Coréia, ao Sul, e em República Popular Democrática da Coréia, ao Norte. Embora houvesse um esforço de realizar tratativas para reunificar o país, o acirramento das disputas ideológicas entre o sul, capitalista, e o norte, comunista, eram cada vez maiores; Em 1950, a Coréia do Norte, de orientação comunista, contando com o apoio dos chineses, tentou reunificar militarmente a região, desencadeando a guerra, que iria terminar sem vencedores e com a manutenção do paralelo 38º como marco divisório entre os dois países –fato que se mantém até hoje.

Perguntas interessantes