Entre eles, destacamos as teorias de David Ausubel, Carl Rogers, B. F. Skinner e Jerome Bruner, que são, RESPECTIVAMENTE, representantes das seguintes abordagens:
Soluções para a tarefa
David Ausubel: psicologia cognitiva
Faz parte deste ramo da psicologia, porque Ausubel acreditava que a aprendizagem não é puramente mecânica, ou seja, procurava um processo que intensificava a aprendizagem e o armazenamento das informações, que poderiam se integrar e serem manipuladas.
Carl Rogers: psicologia humanista
Rogers defendia que é preciso a cooperação para um bom rendimento da aprendizagem, é necessário a confiança e aceitação do outro com quem se relaciona. Voltava suas práticas para a pessoa, sem técnicas, como a Psicanálise e Comportamental.
B. F. Skinner: psicologia comportamental
Skinner, por sua vez, acreditava que tudo era um comportamento e provindos da experiência anterior, ou seja, comportamentos seguem modelos por conta da experiência passada, se obteve êxito sob o que queria, é provável que esse comportamento seja repetido. Pode ser também por observação de outros se comportando de tal maneira. Consolidou a visão para a consequência e formulou tríplice contingência.
Jerome Bruner: psicologia cognitiva
Considerado pai da Psicologia Cognitiva, Bruner inicia seus estudos sob a visão de um processo ativo a sensação e a percepção humana. Estudou como ir além da clássica forma de ensino e postulou dois modos de pensamento (Narrativo e Paradigmático).