Entre as premissas racionalista na arquitetura modernista, estava a total negativa as ornamentação, a exigência de empenas brancas, lisas, a ausência de texturas e a forma geométrica puras de arestas cristalinas. Entretanto, ao final da segunda guerra mundial alguns teóricos, como lê Corbusier contestam essas premissas. Parte deste desgaste deve se a internacionalização das propostas pregadas pelo congresso internacionais de arquitetura moderna em que:
Soluções para a tarefa
O congresso internacional de arquitetura moderna buscou nesse período revisar o movimento moderno e como os empreendimentos de arquitetura se relacionavam as paisagens urbanas criadas.
Um exemplo claro está na obra de Osar Niemeyer.
A estrutura das obras de Oscar Niemeyer possuem uma estética moderna porém ela se mostra adequada a formalidade, tendo uma estrutura e forma que dialogue com a arquitetura do país.
Vale notar que Niemeyer foi de grande influência pela universalidade em suas obras.
Um bom exemplo está no governo de JK que visou a abertura de capital internacional, focando no estabelecimento de infra estrutura e melhoria das empresas, com a criação de grandes obras, através desses projetos realizados, fazendo com que o País se tornasse a oitava economia mundial, e, construiu Brasília como a capital do país.