Entre as perspecfivas teóricas e analíficas que têm buscado compreender o funcionamento da linguagem, em seus diferentes níveis, tem-se destacado, no cenário brasileiro, a Análise de Discurso (AD). Essa postura teórica adquiriu contornos diferenciados em sua constituição, desdobrando-se em Análise de Discurso de linha francesa, a qual privilegia o contato com a História, e em Análise de Discurso anglo-saxã, que enfatiza o contato com a Sociologia. Para a reflexão aqui proposta, as afirmações fazem referência à Análise de Discurso francesa.Texto 1A Análise de Discurso tal como a conhecemos no Brasil — na perspecfiva que trabalha o sujeito, a história, a língua — se constitui no interior das consequências teóricas estabelecidas por três rupturas que estabelecem três novos campos de saber: a que institui a Linguísfica, a que constitui a Psicanálise e a que constitui o Marxismo. Com a Linguísfica, ficamos sabendo que a língua não é transparente; ela tem uma ordem marcada por sua materialidade que Ihe é própria. Com o Marxismo, ficamos sabendo que a história tem sua materialidade: o homem faz a história, mas ela não Ihe é transparente. Finalmente, com a Psicanálise, é o sujeito que se coloca como tendo sua opacidade: ele não é transparente nem para si mesmo. E isto acontece nos anos 60 do século XX, momento em que a leitura suscita questões a respeito da interpretação. Abre-se aí um Iugar teórico para a Análise de Discurso, uma disciplina de entremeio que busca compreender o que o ato de ler significa, se distanciando, portanto, da análise de conteúdo, na qual se procura extrair sentidos do texto, tentando responder o que o texto quer dizer.Texto 2Enquanto seres humanos somos seres históricos, simbólicos e sociais. Ao considerar o sujeito, o sentido, comecei a me interessar, criticamente, pelo processo dessa idenfidade, assim como pelo modo como os sentidos eram constituídos. Para isso, tinha de mostrar que a gente precisa atravessar a interpretação para chegar à compreensão do discurso. Na interpretação, somos pegos pelas evidências já construídas, ao sabor das quais nos relacionamos com nossa realidade, imaginária. Com a compreensão, não ficamos nos produtos, mas conhecemos os processos de produção, a historicidade em sua materialidade contraditória, concreta, que atingimos analisando a materialidade discursiva.Considerando os textos acima, avalie as afirmações a seguir.I.A Análise de Discurso se insfitui como uma escuta parficular que tem como característica trabalhar com sentidos ou sujeitos idealizados; assim, o que interessa no discurso é a sua forma abstrata, desvinculada de seu processo de produção.II.A análise de conteúdo e a Análise de Discurso procedem de forma semelhante nos processos de interpretação e compreensão dos textos, fixando seus procedimentos de análise no que é inteligível e interpretável.III.A arficulação de três áreas (Linguísfica, Psicanálise e Marxismo) nos estudos do discurso resultou, nos anos 60, em uma posição crítica em relação à noção de leitura e interpretação, a qual problemafizava a relação do sujeito com o sentido. lV. A Análise de Discurso, como teoria de leitura que visa a explicar como um texto funciona, trabalha a relação entre sujeito, história e língua; nessa perspectiva, compreender é saber como um objeto simbólico (enunciado, texto, pintura, música etc) produz sentidos. É correto o que se afirma em @ I, apenas.O II e III, apenas.O III e IV, apenas. III, II e IV, apenas. O I, II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
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1
A alternativa correta é a letra C: III e IV, apenas.
A análise do discurso envolve os estudos tanto da produção, quanto do sentido idealizado.
A análise do discurso faz parte da Linguística e da Comunicação, tem como objetivo estudar como o discurso é realizado nas línguas, como elas são constituídas dentro de um texto.
A teoria de literatura dentro da análise do discurso tem como intuito entender como um texto funciona, como é estabelecida a relação entre sujeito, história e língua.
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