História, perguntado por Dalvesdeodato1973, 9 meses atrás

Entre as diferenças ocorridas entre os processos de independência da América Espanhola e da América Portuguesa destacam-se:. Opção única. A intensa participação popular sob a liderança das elites criollas nas colônias espanholas e a baixa participação do povo nos processos de independência da colônia portuguesa. O fato dos colonos brasileiros lutarem contra o domínio e controle de uma metrópole ibérica, enquanto os colonos da América Espanhola lutarem contra uma metrópole anglo-saxã. A fragmentação territorial nas antigas possessões da coroa portuguesa durante as lutas de libertação, e a integridade territorial mantida nas regiões que pertenciam à coroa espanhola. A manutenção da forma monárquica de governo em algumas ex-colônias de Espanha, e a criação de uma república na região que pertencia ao reino de Portugal.

Soluções para a tarefa

Respondido por eeeeeestud
11

Resposta:

A fragmentação territorial nas antigas possessões da coroa portuguesa durante as lutas de libertação, e a integridade territorial mantida nas regiões que pertenciam à coroa espanhola.

Explicação: CONFIA NO PAI

A CALL DO PAI É BRABA

Respondido por EduardoPLopes
1

É correta a alternativa A, já que a Independência no Brasil (a antiga colônia portuguesa) se deu mais por meio da diplomacia internacional que de grandes movimentos populares de insurreição política, de modo que aqui houve um grau pouco intenso de participação popular.

Na América Hispânica o processo da Independência foi construído pela via revolucionária e militar, com graus de participação popular que variaram de território para território (no Peru, por exemplo, foi bem maior que no Paraguai), mas que sempre tiveram como principais expoentes políticos os membros da elite Criolla.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/21538828

Anexos:
Perguntas interessantes