Entre as décadas de 1940 e 1960, as lutas por reformas sociais fizeram parte dos movimentos políticos na América Latina e tiveram como umas das questões centrais o problema do latifúndio. No Brasil, uma das reivindicações dos movimentos sociais ligados a trabalhadores rurais foi inserida nas propostas de reformas de base do governo João Goulart (1961-1964) e correspondia: a) à extensão do direito de voto aos analfabetos. / b) à reforma urbana / c) à reforma fiscal / d) à reforma agrária / e) à reforma tributária
Soluções para a tarefa
d) Reforma Agrária
Um dos maiores problemas sociais no meio rural é a de que muitos latifúndios estão na mão de poucas pessoas, algumas dessas terras não possui aproveitamento ou função "social".Nesse caso, João Goulart tinha como proposta a Reforma Agrária, que possivelmente poderia acabar, ou até mesmo reduzir as desigualdades no campo.
A reivindicação dos movimentos sociais ligados aos trabalhadores rurais o qual também foi proposta de João Goulart, almejavam a reforma agrária, compreendida na letra d).
Explicação:
A reforma agrária, pretendia a desapropriação de mais de 500 hectares de terras rurais não utilizadas.
O debate acerca da reforma agrária na década de 1946 fora acirrado. Isto porque, a constituição antiga defendia que era necessária indenização em dinheiro, e o governo, tentava fazer realizar uma emenda constitucional que permitisse indenizar os antigos proprietários com títulos da dívida pública.
Estes títulos, seriam atualizados em conformidade com a inflação, e determinadas negociações, fizeram com que João Goulart perdesse bastante apoio.
Mesmo assim, as Ligas Camponesas localizadas no interior do país continuavam a lutar pela reforma agrária, o que fez com que aumentasse o número de sindicatos de camponeses do país, obtendo bastante engajamento político.
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/2697676
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos!