Entre as áreas mais impactadas pela tecnologia destaca-se o marketing, o que faz com que profissionais busquem mais informações sobre como utilizar a transformação digital a favor da empresa em que atua e da própria carreira. Acompanhar as novas tecnologias e as tendências de marketing para os próximos anos é, de fato, um desafio, pois o volume de informações está cada vez maior e as novidades não param de surgir.
Como a Tecnologia está Mudando o Marketing. Disponível em: .
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Devido as mudanças tecnológicas e socias o marketing passou por uma transformação em sua estrutura, deixou de ser vertical e passou a ser estruturado horizontalmente.
Porque
II. Com a mudança na estrutura, o marketing passou a ser mais individualizado. As plataformas e a internet favoreceram estas mudanças e atualmente podemos observar um mercado mais focado na individualidade.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa 3: Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
Sintetizando essas mudanças no mercado e a sua influência no mundo do marketing, Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) explicam que o marketing passou de uma estrutura vertical para um modelo horizontal, significando que, diferentemente dos modelos baseados na comunicação de massa, cujo emissor (marca) de amplo alcance falava com vários receptores (consumidores), o pacto comunicacional, atualmente, é menos desnivelado. Em outras palavras, hoje, como sabemos, os consumidores têm mais capacidade de se comunicar com as marcas devido à explosão de canais de comunicação viabilizada pela internet e pelas plataformas sociais. Esse processo, associado às mudanças culturais, teria levado, segundo Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), ao marketing com base na inclusão, em contraste com a noção de exclusividade que dominava o consumo até o início dos anos 2000.