Entre 1961 e 1973, um total de 57.939 norte-americanos morreram no conflito da Indochina, a mais longa e custosa guerra externa na história dos Estados Unidos. A Força Aérea dos EUA jogou sobre o Vietnã uma tonelada de bombas, mais de três vezes superior ao que foi jogado na Alemanha durante a Segunda Guerra.
(KEYLOR, William R. The twentieth-century world; an international history. New York: Oxford University Press, 1996. p. 375).
Considerando-se a Guerra do Vietnã, é correto afirmar que:
a) o conflito foi motivado pela intenção do governo norte-americano de impedir a expansão do comunismo no Sudeste asiático.
b) os norte-americanos deram apoio decidido às ações de seu governo no Vietnã e manifestaram insatisfação quando suas tropas foram retiradas de lá.
c) os vietnamitas que enfrentavam o exército dos EUA lutavam em condições difíceis, pois não dispunham de apoio externo.
d) A saída das tropas norte-americanas e a subsequente derrota das forças locais pró-Ocidente levou à divisão do Vietnã.
e) a invasão do Vietnã pelos Estados Unidos levou os soviéticos a construírem um muro em Berlim devido ao temor de que uma invasão em Berlim Oriental acontecesse.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) O conflito foi motivado pela intenção do governo norte-americano de impedir a expansão do comunismo no Sudeste asiático.
Explicação:
A Indochina (futuro Vietnã) era uma colônia francesa, pelo norte da Indochina iniciou-se o movimento de libertação da ex-colônia com forte apoio da China e da antiga URSS que influenciaram ideologicamente os emancipadores da região.
Com a derrota das forças francesas e o avanço das forças de libertação os Estados Unidos entraram diretamente no conflito não desejando que a região ficasse sob influência do bloco comunista liderado pela antiga URSS. Desde modo deram um grande apoio bélico ao sul do Vietnã, com inclinações e influência capitalista, combatendo as forças do norte do Vietnã.
A geografia da região, clima e relevo e as implicações internacionais do conflito levaram à retirada das tropas dos Estados Unidos permitindo que o norte do Vietnã unisse o sul do Vietnã, dando a configuração do Vietnã de hoje, sob o regime comunista.