Entre 11 e 12 de janeiro de 2011, uma sequência de chuvas fortes atingiu a região serrana do Rio de Janeiro, causando uma grande enxurrada e vários deslizamentos de terra na região. Além das enchentes, registraram-se deslizamentos de terra, soterramento de casas e casos de leptospirose. O desastre provocou 905 mortes em sete cidades, afetando mais de 300 mil pessoas. A tragédia na região serrana do Rio de Janeiro é considerada um dos dez maiores deslizamentos do mundo registrados desde 1900. Fonte: Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil. Disponível em: Acesso em 14 de ago. 2018. Com base no texto acima, a ocupação de serras e topos de morro são problemas que A são exclusivamente causado por fatores físicos. B podem ser evitados. C são ambientais e naturais. D não podem ser evitados
Soluções para a tarefa
Com base no texto, desastres como o que ocorreram na região serrana do Rio de Janeiro são problemas que podem ser evitados. (Alternativa B).
Para compreendermos melhor, é importante sabermos mais sobre como evitar desastres como o que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro.
Como evitar desastres como o que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro?
Desastres como o ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro reforçam a necessidade de políticas habitacionais no Brasil que retirem de forma permanente a população que ocupa áreas de risco.
Também é necessário investir na comunicação de alertas para que em situações de urgência, quem vive em áreas de risco tenha tempo hábil de deixar o local ameaçado.
Outras medidas também são importantes, como:
- Recompor a área vegetal de encostas e margens dos rios.
- Cuidar do meio ambiente, pois deslizamentos ocorrem após chuvas intensas e concentradas. Temporais como este devem se tornar mais frequentes com o aquecimento global.
- Políticas Públicas para prevenção.
Saiba mais sobre desastres ambientais em: https://brainly.com.br/tarefa/20837058
#SPJ4