ENSINO RELIGIOSO 8 ANO (Novos conteúdos, nº1)
AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS E O SINCRETISMO
Durante o processo de colonização do Brasil, notamos que a utilização dos africanos como mão de obra escrava estabeleceu um amplo leque de novidades em nosso cenário religioso. Ao chegarem aqui, os escravos de várias regiões da África traziam consigo várias crenças que se modificaram no espaço colonial. De forma geral, o contato entre nações africanas diferentes empreendeu a troca e a difusão de um grande número de divindades.
Mediante essa situação, a Igreja Católica se colocava em um delicado dilema ao representar a religião oficial do espaço colonial. Em algumas situações, os padres tentavam reprimir as manifestações religiosas dos escravos e lhes impor o modelo cristão. Mesmo assim os africanos continuavam a expressarem sua fé com cantos, batuques, danças e rezas ocorridas nas senzalas.
Aparentemente, a participação dos negros nas manifestações de origem católica poderia representar a conversão religiosa dessas populações e a perda de sua identidade. Contudo, muitos escravos, mesmo se reconhecendo como cristãos, não abandonaram a fé nos orixás, voduns e inquices oriundos de sua terra natal. Ao longo do tempo, a coexistência das crendices abriu campo para que novas experiências religiosas – dotadas de elementos africanos, cristãos e indígenas – fossem estruturadas no Brasil. E essa mistura de elementos religiosos ficou conhecida como sincretismo religioso.
ATIVIDADES
1) Diante do texto escreva o que é sincretismo religioso e como aconteceu no Brasil com o surgimento das religiões de Mariz africana.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sincretismo é a absorção de um sistema de crenças por outro. Ou seja, o sincretismo religioso é a mistura de uma ou mais crenças religiosas em uma única doutrina. Este modelo de sincretismo, assim como o cultural, nasce a partir do contato direto ou indireto entre pessoas com crenças distintas.
No Brasil o processo de sincretismo religioso se intensifica com a chegada dos povos africanos escravizados. A Igreja Católica atuou de maneira repressiva contra a celebração de cultos e crenças religiosas desse povo - proibiam-se celebrações e aplicavam-se punições aos que desrespeitassem essas regras. Uma das formas encontradas pelos africanos para preservar suas tradições foi utilizar os conhecimentos repassados pelos padres e associar os santos católicos a seus orixás, como disfarce para realização de seus cultos.
Explicação:
Resposta:
desculpa mais não entendi direito