História, perguntado por simonecrisfreitas, 4 meses atrás

Ensinar História é evitar anacronismos, desviar das respostas fáceis e auxiliar o estudante a despertar seu olhar crítico sobre eventos, fenômenos e processos históricos.
Assim, toda forma de abordagem essencialista que atribua características inatas e imutáveis a determinados povos, além de ser evitada, deve ser refutada com firmeza. Combater esse tipo de abordagem se refere ao uso do método científico, que permite desmistificar as aparências dos objetos históricos.

O seu desafio é descontruir esse discurso com base em argumentação histórica, de forma que o aluno compreenda as determinações que fazem com que uma sociedade seja diferente da outra, percebendo que isso não é algo a ser considerado negativo. Um exemplo disso pode ser a dicotomia entre a civilização e a barbárie.​​​​

Soluções para a tarefa

Respondido por italoms10
1

Ao ensinar História para os alunos, é muito importante que o professor tenha em mente a necessidade de promover e encorajar um pensamento crítico sobre os fatos históricos que são apresentados. Existem fatos divergentes no contexto da História, mas a melhor forma de se obter informação confiável é por meio de historiadores e pesquisadores que se baseiam na aplicação do método científico para a conclusão dos fatos históricos.

Método científico:

  • Conjunto de regras para a obtenção de conhecimento por meio de investigação científica;
  • Padrão no desenvolvimento das pesquisas;
  • Busca a confiabilidade dos resultados.

Aprenda mais sobre o método científico em: https://brainly.com.br/tarefa/1536447

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes