ensaio sobre a cegeira Sintese do filme??
Soluções para a tarefa
A história deste filme começa em um sinal de trânsito onde um homem que está dirigindo e acaba perdendo sua visão, os outros motoristas sem saber oque estava acontecendo comecam a buzinar, gritar e chingar, pois o sinal abre e ele estava atrapalhando a passagem.
Algumas pessoas se aproximam do veículo para ver oque tinha de errado, o homem então explica que não conseguia enchergar nada, pois uma nuvem branca cobria toda sua visão. (Este é o primeiro cego.) Um rapaz que estava por perto e analisava a situação se ofereceu para leva-lo para casa, roubando-o seu carro deixando sem rumo na rua. Isso nos tras a questão dos valores, ética que temos conosco e com o próximo, pois até que ponto as pessoas se aproveitam das outras que estão em desvantagem á nós.
Mais tarde, a mulher do primero cego leva-o para o médico, quando atendido o médico explica que está tudo normal com seus olhos, não acreditando muito no que o rapaz estava contando, o médico mais tarde acaba perdendo sua visão também. e assim a cegueira foi se espalhando e contaminando pessoas Farmacêutico, uma Criança, O ladrão, um Velho...
Com o vírus sem controle e sem nenhuma explicação, o governo resolve colocar todas as pessoas que ficarem com a cegueira em quarentena em um antigo hospicio, tendo limitação de alimento, com forças armadas vigiando-os para ninguém sair.
E todos aqueles como o Motorista, o Ladrão, o Médico, e vários outros, acabaram ficando no mesmo local, e querendo ou não cada um deveria começar a ajudar uns aos outros, pois cada vez ia chegando mais pessoas, e muito pouco alimento para todos. Com tanta gente se criavão várias alas, e como sempre tem um chefão que manda em tudo, na ala 3 surgiu um, não concordavao com nada para melhor as condições de todos ali presentes, e acabavam pegando mais comidas que as outra alas, chegando ao ponto de fazerem as outras alas darem seus pertences em troca de alimento, sendo imoral com ou outros, dando mais para uns e menos para outros. Chegando a um tempo que as alas não tinham mais pertences a para trocar ficando 3 dias sem comer.
Os homens da ala 3 resolve querer que mandem as mulheres em troca de alimento, sendo forçadas a manter relações sexuais, e ao mesmo tempo sendo agredidas por se recusarem.
A mulher do médico sendo a unica que não tinha perdido sua visão, se vinga matando um dos chefes da ala 3, ameaçando-os que cada dia que eles ficarem sem comendo um dos homens da ala 3 iria morrer. Com medo as pessoas da ala 1 queriam entregar a mulher que teria feito o ato para oferecem como uma forma de paz.
Mais tarde colocaram fogo nas ala de quarentena ficando todos livres, e eles fogem e se escondem para acharem comida, pois muitas pessoas andavam sem rumo, sem poder ver nas ruas da cidade. Até que o médico e sua esposa acham um mercado onde ela consegue comida, mas as pessoas que ali estavam, sentem o cheiro avançando-os nela pegando toda a comida, deixando-a sair do local com pouca coisa. Além das pessoas, haviam muitos animais, cachorros famintos na rua.
Pessoas tomando água da chuva, felizes por senti-la.
Finalmente se conhecendo-as aos poucos, não por sua aparência mas sim pelo que ela é por dentro. Após chegarem na casa do médico onde todos da ala 1 ficaram juntos, as mulheres forão tomar banho, felizes, fazendo brincadeiras umas com as outras, dizendo-as o quanto são bonitas, mesmo sem poder ve ser.
Mesmo sem poder se ver, a mulher de óculos escuro e o velho acabam se apaixonando um pelo outro, pelo oque cada um tem a oferecer por dentro, pois não podem ver sua beleza fisíca, mas sim a beleza interior.
O motorista sem explicação recupera sua visão podendo voltar a enchergar, todos ficam tão feliz quanto ele, pois ele foi o primeiro a ficar cego, então todos poderiam recuperar a sua visão também. E a mulher do médico que tanto ajudou, feliz por imaginar todos da cidade voltando a enchergar nem acreditava achando que estaria cega também.