Enric Pallé e seus colegas do Instituto de Astrofísica das Canárias apontam que, hoje, a maioria das bactérias e plantas que fazem fotossíntese usa a clorofila para realizar a façanha e por isso são verdes, mas, no passado, a forma de vida predominante era a das bactérias púrpuras. "Elas são microrganismos fotossintetizantes e podem habitar tanto ambientes aquáticos como terrestres", destacam Pallé e seus colegas, em artigo aceito para publicação no Astrophysical Journal. Em vez de clorofila, elas usam uma substância chamada "retinal" para transformar luz em energia para seu metabolismo. Agua também não faz parte do menu. Em vez disso, o processo exige ácido sulfídrico (H2S) e gera enxofre, em vez de oxigênio. Com essa química diferentona, elas perdem o verde característico das plantinhas e ganham uma cor roxeada. Agora imagine essas bactérias disseminadas por todo o globo terrestre, inclusive os oceanos. O planeta inteiro deve ter ganho aí uns 50 tons de púrpura. NOGUEIRA, S. No tempo da Terra púrpura. Folha de S. Paulo, 5 abr. 2014. No texto, Salvador Nogueira tem por objetivo facilitar a divulgação de informações científicas para o grande público, o que o faz imprimir na linguagem de seu artigo uma preocupação em
Soluções para a tarefa
A fim de facilitar a divulgação de informações científicas para o grande público, o autor do texto cita a fala dos pesquisadores (letra D).
O que são informações científicas?
Informações científicas são dados, ideias, conceitos e conhecimentos provenientes da ciência. Elas são, portanto, comprovadas cientificamente. Isso quer dizer que as informações científicas possuem veracidade e coerência.
Antigamente as informações científicas eram mais restritas a especialistas. Mas hoje o acesso é muito mais amplo, sendo possível por meio da televisão e da internet. Existem sites especializados que publicam artigos científicos para o grande público, por exemplo. Assim, os cidadãos, os jornalistas ou qualquer pessoa interessada pode se informar acerca de dados científicos.
As alternativas são:
a) rejeitar termos técnicos.
b) empregar coloquialismos.
c) indicar a fonte da notícia.
d) citar a fala dos pesquisadores.
e) elaborar relato histórico.
Entenda mais sobre informações científicas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/49382780
#SPJ4