“Enquanto seus contemporâneos mais ativos, também roçados pela ‘graça educacional’; e os mestres do pensamento se esmeravam, por meio da educação, de remodelar o homem, tornando-o senão um humanista, um bom cristão, um cavalheiro, um bom cidadão, Rousseau deixa de lado o conjunto das técnicas, rompendo com todos os modelos e proclamando que a criança não tem que se tornar outra coisa senão naquilo que ela deve ser”.
Após esta avaliação, caso queira ler este artigo integralmente, ele está disponível em: SOËTARD, Michel. Jean-Jacques Rousseau. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massangana, 2010. p. 13,14.
De acordo com as aulas e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, leia as afirmativas a seguir sobre Rousseau:
I. Defendendo que Deus criou o homem e a natureza; para Rousseau, as relações do homem com a natureza estavam no próprio homem.
II. Um dos pre
Soluções para a tarefa
Sobre Rousseau:
Alternativas corretas: II e III.
I – Incorreto. Defendendo que Deus criou o homem e a natureza, para Rousseau as relações do homem com a natureza estavam no próprio homem.
Rousseau não chega a escrever especificamente um tratado sobre teologia. Para Rousseau, são os sentimentos humanos que possibilitam a experiência de Deus. O primeiro sentimento do homem foi o de sua existência, seu primeiro cuidado, o de sua conservação, aproveitando apenas os dons que lhe oferecia a natureza.
II – Correto. Um dos preceitos de Rousseau é de que todos os homens nascem bons, porém, a sociedade os corrompe.
Para Rousseau, nada é tão meigo quanto o homem em seu estado primitivo, impedido pela piedade natural da fazer mal a alguém. O homem em seu estado de natureza basta-se a si próprio e não tem nenhuma necessidade de seus semelhantes, assim como nenhum desejo de prejudicá-los. Quando porém, um primeiro homem, cercando um terreno, lembrou-se de dizer: ‘Isto é meu’, e encontrando pessoas bastante simples para crê-lo, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil e de um contrato social.
Portanto, o homem perde com o contrato social a sua liberdade natural e o seu direito natural a tudo. O que ele ganha, por sua vez, são a liberdade civil e a propriedade de tudo o que possui.
III – Correto. Para muitos de seus contemporâneos, Rousseau era tido como um teórico que estava sempre na contracorrente.
Suas obras despertaram a ira de monarquistas e de religiosos, bem como de pensadores iluministas que inspiraram os ideais da Revolução Francesa, como Voltaire e Denis Diderot, que exaltavam a razão e a cultura, enquanto Rousseau defendia a emoção, afirmando que o processo civilizatório, afastou o ser humano da felicidade.
Bons estudos!